Página inteira dedicada no Jornal Diário na seção do Caderno Econômico
Cada vez mais as empresas investem em esportes ao ar livre para ajudar funcionários a superar limites e mudar de atitude.
Manter o equilíbrio sobre um tronco com 10 centímetros de largura, por 3 metros. Transpor um obstáculo com cordas numa altura de três metros (aranha) e ainda descer uma torre com 15 metros praticando rappel. Tudo aquecimento para depois enfrentar uma montanha com 45 metros de altura pelo rappel e ainda fazer caminhada pela mata.
Pode parecer uma tarde de aventuras, mas empresas estão investindo para que seus funcionários estejam preparados para superar limites, quebrar paradigmas e mudar de atitudes. As organizações que investem no capital humano estão descobrindo programas de treinamento alternativos para estímulo das pessoas.
Uma novidade nos treinamentos que vem ganhando espaço no mercado e apresentando bons resultados é o programa que mistura atividades físicas ao ar livre com os conteúdos convencionais, adaptados à necessidade diferenciada de cada empresa.
Assim é o programa VOCÊ, a Águia e a Natureza – Módulo Superando Limites
desenvolvido pela Consultora Helena Ribeiro, proprietária da Razão Humana Consultoria, que além de trabalhar o Quociente Intelectual (QI), o Quociente Emocional (QE) atua também em um novo conceito, o Quociente Espiritual (QS), que teria grande interferência na vida.
“O programa ajuda no espirito do trabalho em equipe e com isso as pessoas compreendem as dificuldades de cada função. Através de uma analogia com o cotidiano, os participantes superam medos das provas que acaba refletindo nas atividades profissionais e na vida pessoal”, afirma Helena.
O local das atividades é o Centro de Treinamento da Patrulha Aérea Civil, no distrito de Joaquim Egídio. A área coloca os participantes em contato com a natureza e num clima de paz. Mesmo pessoas com vida sedentária podem participar do programa. Uma agência de ecoturismo de Brotas (SP) e integrantes da Patrulha Aérea Civil formam a equipe de profissionais que garantem a segurança das atividades.
O resto é relaxar e aproveitar. Medo A torre com 15 metros de altura, para pratica online casino do rappel, assusta. O terapeuta Luís Urbano tinha medo de altura. Na primeira vez que participou do treinamento cumpriu todas as provas, mesmo assim decidiu voltar pela segunda vez.
“Consegui um reflexo nas atividades involuntárias e estou mais sereno espontaneamente” afirma Urbano. É preciso muita determinação As provas não exigem preparo físico, mas sim , determinação dos participantes. A primeira atividade é um desafio ao equilíbrio.
Dá para perceber…
que uma vigota com 2 metros de comprimento, a um metro de altura do chão pode causar desespero em alguém e a mesma pessoa consegue ter mais facilidade em descer de rappel.
As provas vão ocorrendo e os integrantes das equipes começam a descobrir que a competição não era o objetivo do grupo, e sim, a confraternização. Pois varias pessoas ficam dando apoio moral para que participantes de outras equipes superem os obstáculos. Esta pode ser a primeira lição a ser tirada e levada ao ambiente de trabalho.
O exercício da aranha é o segundo. Ele exige que o participante consiga, agarrando-se a cordas entrelaçadas, escalar o obstáculo de três metros de altura. Depois vem a virada e a descida, que também não são fáceis. Este exercício destaca a determinação do participante, já que exige forca física e obstinação.
Mas o teste da superação ainda está por vir. Diante da torre de 15 metros de altura o primeiro pensamento dos participantes é o de que aquilo é uma loucura. Mas a explicação da segurança começa a diminuir a sensação de medo. Todos superam seus limites e fazem a descida. Depois de tanta adrenalina é hora de parar para um lanche e processar, em grupo, todas as sensações. No período da tarde as atividades continuam.
É a hora de…
enfrentar a montanha e os mais corajosos tremem. Os 45 metros de altura da merecem respeito. Mas a paisagem é maravilhosa e a determinação de todos é contagiante. Um a um vai superando os obstáculos e descobrindo que é capaz de coisas que nem ele próprio imagina.
A descida é marcada por sensações de medo, alegria e deslumbramento. No pé da montanha tem uma mata nativa. Uma caminhada leva até a bica. É fim de tarde e hora de voltar, mas antes todos se unem novamente. A organizadora anuncia que os pontos não serão contados, pois a divisão por equipes não dava significado de uma competição.
Quem participa do programa diz que mudança é notória As empresas estão descobrindo nova forma de treinamento para estimulo dos funcionários. O empresário Alexandre Loureiro Goulart e mais três de seus funcionários participaram do treinamento Você a águia e a Natureza – Superando Limites. Após o treinamento o resultado foi pra lá de positivo.
O empresário percebeu mudanças no comportamento de todos que participaram do programa. Uma secretaria, segundo ele, que era muito fechada está mais solta e ganhou novas atribuições na empresa pela confiança que ela vem passando para todos. “Até os clientes sentiram diferença : afirma Goulart. Já uma das gerentes da empresa que antes fazia estritamente o trabalho dela está mais preocupada com o trabalho em grupo e mostrou uma melhora na disposição.
A funcionaria da área de marketing sentiu muito medo nas provas, mas superou e as mudanças ocorreram no âmbito pessoal onde aumentou confiança. Até o empresário Goulart sentiu mudanças e agora consegue achar um espaço na agenda para realização de atividades esportivas. Ele lembra que hoje o diferencial das empresas é potencial humano.