Principais objetivos
O Código de Ética, também conhecido como Conduta Organizacional, serve para definir padrões de comportamentos, procedimentos e maneiras de atuação dos colaboradores dentro e fora da Companhia. Também suprime qualquer dúvida em relação à natureza ética e deve fazer parte da cultura organizacional. Portanto, é de responsabilidade da alta direção, do RH e das lideranças, que o código faça parte do cotidiano e seja divulgado para todos os colaboradores desde a sua admissão. Incluindo os clientes, fornecedores, órgãos governamentais e a comunidade onde está inserida a empresa, os quais também devem ter conhecimento do Código e contribuir para seu acatamento.
Baseado nestes princípios, o Código de Ética da Razão Humana Consultoria orienta nossa atuação e fundamenta a nossa imagem no mercado.
Criado em 2001, este Código de Ética reúne algumas das diretrizes que devem ser compartilhadas internamente e com nossas relações com consultores associados, parceiros, clientes, fornecedores e mercado.
Nossa missão é oferecer soluções diferenciadas para o planejamento organizacional, visando o máximo de retorno do investimento no Capital Humano. Garantindo a satisfação dos clientes e preservando a nossa imagem no mercado, conscientes de nossa responsabilidade social, ambiental e empresarial, buscando resultados de forma honesta, legal e transparente.
Em vários treinamentos de Outdoor Training que incluem atividades de esporte aventura, organização de eventos temáticos e projetos especiais com atividades vivenciais que requer montagens técnicas, muitas vezes nós contamos com o apoio de profissionais parceiros ou terceirizados. Nestas parcerias apresentamos o nosso código de ética, que deve ser acatado e caso isso não ocorra, a parceria não será estabelecida, pois não abrimos mão dos nossos princípios.
Acreditamos na importância das responsabilidades, Individual, Social, empresarial e Governamental, que devem ser exercidas pelas empresas e os cidadãos. As empresas no Brasil deveriam divulgar seus códigos de éticas para estimularem a adesão das demais que ainda não criou o seu código. Afinal, somente com ações de bons exemplos é que podemos melhorar a imagem do Brasil quando o assunto é ética, principalmente na política.
Código de Ética Profissional e Pessoal
Empregue na sua relação conosco a mesma atitude que qualquer pessoa honrada e de caráter íntegro emprega na relação com outras pessoas. É fundamental que suas atitudes e comportamentos reflitam em sua integridade pessoal e profissional, não representando risco ao nosso trabalho, nos resultados, e principalmente, na nossa imagem junto ao mercado.
Avalie cuidadosamente situações que possam caracterizar conflitos futuros entre seus interesses, os do grupo de trabalho e da Empresa. Incluindo qualquer conduta não aceitável do ponto de vista Ético, Moral e Integridade.
Relações no Ambiente de Trabalho
As relações no ambiente de trabalho devem ser pautadas sempre pelo respeito. Colabore para que predomine o espírito de equipe, a lealdade, a confiança, a empatia, a conduta compatível com os valores da Empresa, que estão atrelados na busca por melhores resultados, principalmente para os nossos clientes, que são a nossa RAZÃO de existir.
No papel de Gestor da Razão Humana
Tenha em mente que os colaboradores o tomarão sempre como exemplo e servirá como um espelho. Assim, suas ações refletem e constituem em um modelo de conduta e ética para seus liderados. Incluindo os reflexos externos junto aos nossos clientes e mercado.
No papel de Consultor Associado
Tenha em mente não somente o Código de Ética, mas também a nossa filosofia de trabalho, a qualidade nos serviços que prestamos e focar na entrega de resultados acima das expectativas. Fazer para os nossos clientes, o melhor do melhor, sempre.
No papel de Fornecedor da Razão Humana
Tenha em mente que seus colaboradores muitas vezes indiretamente farão parte da nossa Equipe, e em conjunto nos tomarão como exemplo, sempre. Assim, nossas ações constituem modelos de condutas para nossas equipes.
Relações com Parceiros e Hotéis
As parcerias devem ser sempre baseadas em critérios Técnicos, Éticos e nas necessidades de cada Projeto, que são analisados e customizados em conjunto com os clientes e coordenados pela Razão Humana Consultoria, mas sempre pautado no melhor retorno sobre o investimento para os nossos clientes.
Relações com Concorrentes
Em nosso segmento podem ocorrer parcerias com outras Consultorias tidas como “concorrentes” para atuação em grandes Projetos ou convenções com grande volume de participantes. Principalmente quando envolvem diversas atividades vivenciais, onde precisamos alocar muitos consultores especializados na metodologia experiencial para atuação em conjunto com a equipe da Razão Humana e em âmbito nacional. Nestes projetos o Código de Ética sempre norteia as relações pessoais e comerciais.
Relações com o Mercado
Ouvir as necessidades dos clientes e dos prospects norteiam a nossa equipe de consultores para encontrarmos as melhores soluções para as demandas, praticando um valor justo de mercado e focado na entrega de melhores resultados. Afinal, gerar resultados através do desenvolvimento da essência HUMANA, entre outros serviços, é nossa meta diária e a RAZÃO da existência desta Consultoria.
Conclusão
Os problemas Éticos, em sua maioria, nem sempre são criados pelas próprias pessoas, mas surgem diante delas, obrigando-as a enfrentá-los. As linhas gerais deste Código de Ética nos permitem avaliarmos nossas ações individuais e empresariais e que na Razão Humana devem ser aplicadas em todas as nossas relações internas e externas.
Como os assuntos de Ética e Moral são complexos, e caso você leitor, tiver sugestões de melhoria neste Código de Ética, ficaremos imensamente agradecido com a sua contribuição, pois ele já serviu de exemplo para várias empresas e trabalhos escolares. Envie sua contribuição para a nossa CEO Helena Ribeiro: acesso ao formulário de e-mail.
E sua empresa, ainda não tem um código de ética?
Caso a sua empresa inda não tenha um código de ética, a Razão Humana Consultoria pode auxiliá-lo na elaboração do conteúdo e na divulgação interna com palestras de sensibilização para adesão dos colaboradores ao código.
Inclusive, a área de comunicação também terá uma grande oportunidade para divulgar a cartilha com a Conduta Organizacional junto ao mercado e seus stakeholder. Tais ações serão bem vistas com ótimos olhos pelos clientes internos, externos e a sociedade no geral. Afinal, quanto mais ética e responsável for uma empresa ou instituição governamental, melhor será a sua imagem no mercado nacional e internacional.
Entre em contato com a Razão Humana e agende uma reunião (19) 9 9117 7089.