Consultores & Parceiros Especialistas
Empresária, fundou a Razão Humana Consultoria em 2001. Exerce o cargo de CEO, atua como Consultora Sênior, Coach, Mentora, Projeto de Vida 50+, Palestrante e escritora, com mais de 20 de anos atuação no ambiente organizacional e gestão pública.
Diretora do comitê de executivos do movimento Fora da Caixa – business & networking, presente em 9 cidades. Mentora do M.E.H (Movimento Educacional Híbrido) e Mentora do CNB – Clube de Negócios Brasil, Mentoria 50+.
Em 2019 idealizou os Programas RENOVAR – um novo olhar para o futuro, que vem aplicando para empresas que desejam um programa diferenciado de PPA (plano de preparação para aposentadoria).
Em 2021 idealizou o SEMENTES DO AMANHÃ – planejando o futuro, que é formatado dentro das necessidades de cada empresa. Ele tem como base a estrutura do PPA, facilitando assim a implantação e gerenciamento de ambos os programas. Além outros programas personalizados de Mentoria 50+ e Empreendedorismo Sênior para a geração prateada.
Desenvolve treinamentos voltados à gestão de pessoas, nas áreas: gerencial, comportamental, vendas, gestão por competência, negociação, motivacional, operacional de fábrica, administrativo, team building vivencial, entre outras. Atuação em projetos de reestruturações, aquisições e fusões de empresas.
Como mentora atua com programas de PPA (Plano de Preparação para Aposentadoria) para empresas e pessoas físicas com aplicação online e presencial. Incluindo mentoria para Projetos de Vida 60+.
Como Coach atua com coaching para executivos, líderes, equipes de alta performance, empreendedorismo 50+, desenvolvimento profissional e PPA.
Projeto Especial
Em 2001 Helena Ribeiro criou o Programa VOCÊ, a Água e a Natureza, com aplicação da Metodologia Vivencial. Os ótimos resultados de centenas de treinamentos aplicados para milhares de pessoas a motivou a escrever o livro: VOCÊ, a Águia e a Natureza – O Despertar Experiencial do VOCÊ S.A. Lançado na Bienal do livro em 2008 e 2ª edição revisada em 2009.
Autora do e-Book: Oito Competências do Profissional Águia lançado em 06/2017
Maiores informações sobre o eBook 8 Competências do Profissional Águia, acesse a página livros Helena Ribeiro e baixe gratuitamente o ebook https://www.razaohumana.com.br/ebook-8-competencias-do-profissional-aguia/
Coautora do livro: O PODER DO OTIMISMO, com o capítulo sobre o PODER DO OTIMISMO na Autoliderança, lançado em 08/2019 pela Editora Literare Books Internacional.
Coautora do segundo MANUAL DE COACHING – O GUIA DEFINITIVO PARA O ALCANCE DE RESULTADOS E MUDANÇA DE VIDA. Helena Ribeiro contribui com o tema Coaching de Equipe de Alta Performance, lançado em 11/2016.
Coautora do livro primeiro manual: COACHING – Grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários em sua vida pessoal e profissional. No qual escreveu sobre A Relação entre Capital Organizacional e Coaching Executivo Empresarial. Lançado pela Editora Ser Mais em 2013 com edição esgotada.
Autora de dezenas de artigos publicados em diversos sites e revistas. Colunista da Revista Gestão & Negócios responsável pela coluna Motivação & Negócios, site Qualidade Brasil, Portal Brasileiro de Gestão, entre outros.
Consultora Associada
Implantou e gerenciou a área de Treinamento e Desenvolvimento da Jointware Consulting em 2001, uma Consultoria de Soluções de TI, assessorando empresas no Planejamento Estratégico para T&D e RH, agenciando diversas consultorias, palestrantes, organização de eventos, entre outros serviços de Consultoria Organizacional.
Atuou entre 2001 a 2004 em vários Projetos de T&D/RH com repasses de metodologias e Consultora Sênior para consultorias parcerias, tais como: IDORT, Jointware Consulting, SEBRAE, ALSHOP, Impacta, entre outras.
Em 2002 foi docente no SENAC, incluindo a criação das disciplinas: Trabalho em Equipe e Ética Empresarial, dos cursos Técnicos de Administração de Empresas e Contabilidade. Aplicou dezenas de cursos de Empreendedorismo para o SEBRAE no Projeto Brasil Empreendedor.
Experiência Profissional
Carreira profissional desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais, com atuação em diversas áreas e cargos: diretora executiva, gerente de filiais, gerente de vendas, supervisora de pós-vendas, representante comercial, bancária, entre outras.
Área Comercial
Helena Ribeiro tem paixão pela área comercial e sua larga experiência contribui para desenvolvimento especial de Projetos de T&D para equipe de vendas, tematização de convenções de vendas, treinamentos vivenciais e motivacionais, etc.
Breve resumo anterior a 2001 quando fundou a Razão Humana: Diretora Executiva, Gerente Regional, Gerente de Negócios Especiais, Supervisora de Vendas e Pós-Vendas e Representante Comercial.
Foi responsável pela administração de duas filiais por nove, onde recrutava, selecionava e treinava equipes comerciais e administrativas, acompanhava equipes de vendas e pós-vendas em cliente e prospects. Negociava contratos com associações, entidades de classes, empresas de eventos para participação em feiras de negócios e congressos.
Aplicava cursos abertos, in company, palestras de venda sustentável em convenções de vendas para seus clientes, prospects, associação comercial, entre diversas entidades de classe, sobre qualidade na liberação de crédito, entre outros temas pertinentes aos serviços prestados da SCI/EQUIFAX.
Grupo de Estudos e de Pesquisas
Em 2009 apresentou Case de Sucesso no CONARH – 35º Congresso Nacional de Gestão de Pessoas – da realidade de temos para futuro que queremos – Oportunidade e Tendências, com a apresentação do Case do Programa Sons & Vínculos com Dinâmicas Musicais, realizado para a empresa Voith Serviços.
Este programa apoiou o tema de Dissertação de MBA na FGV de um gerente de RH da Transpetro/Petrobras, onde Helena aplicou várias turmas deste treinamento para equipes da unidade de Santos, totalizando 300 pessoas. Posteriormente ao mestrado, o gerente foi convidado para apresentar este Case no Congresso IPC Internacional Pipeline Conference – Canadá.
Pesquisa de Mestrado sobre PPA (Plano de Preparação para Aposentadoria)
Em 2020 Helena contribuiu com uma pesquisa de Mestrado da Gerontóloga Ingrid Bernardinelli, que desenvolveu uma dissertação sobre PPA (Plano de Preparação para Aposentadoria), pela UFSCar de São Carlos. O tema é: “O sentido social da velhice e do envelhecimento nos programas de preparação para aposentadoria de grandes empresas brasileiras”. A pesquisa foi concluída no final de 2020 e pode ser compartilhada com as empresas interessadas.
Pesquisa sobre People Analytics, Presenteísmo e Absenteísmo
No início de 2019 Helena foi convidada pelo PhD Marco Silveira para fazer parte de um grupo de pesquisa o qual ele coordena, utilizando a metodologia do People Analytics, em especial, para análises de indicadores de Presenteísmo e Absenteísmo. Devido à falta de agenda para iniciar os estudos acadêmico, o convite foi postergado para data futura. Porém, Helena não quis perder a oportunidade e passou a contribuir indiretamente com dados do dia a dia que são coletados com os gestores de RH dos projetos de T&D que ela vem desenvolvendo e/ou tem acesso. Inclusive a motivou a escrever um artigo sobre Presenteísmo – corpo presente e mente ausente https://www.razaohumana.com.br/presenteismo-corpo-presente-mente-ausente/
Em 2002 e 2003, foi componente do GEPID – Grupo de Estudo sobre Indicadores de Desempenho na UNICAMP. A equipe era coordenada pelo Professor e Dr. Rios, um PHD em Estratégia Global. Equipe composta por 11 empresários e gestores que atuavam em diversas áreas e se reuniam semanalmente para estudos sobre indicadores do BSC (Balanced Scorecard) , Cases sobre Visão Sistêmica, Processos de Gestão, Planejamento Estratégico, Indicadores de Desempenhos, Empreendedorismo, Inovação, Recursos Humanos Estratégico e Sustentável, entre outros assuntos correlatos e aos estudos sobre o BSC.
Viagens Internacionais
San Diego, Las Vegas, Nova Iorque, Orlando e México, para conhecimentos das culturas e estudos.
Trabalhos Sociais
Coordenou e participa de grupo voluntários, sendo um dos trabalhos foi o Projeto PAPE – Programa de Assessoria ao Profissional Especial, para Profissionais da APAE. Palestrou em Encontros de Jovens, de Casais, Projeto Trevo/Datasul com adolescentes carentes; coordenou Gincana da Paz para 250 jovens; foi voluntária do Grupo de Gestores da FEAC, entre outros.
Aperfeiçoamento em Consultoria, Gestão de T&D e RH
- Formação de Mentoria QEMP 12/2018;
- Formação na Metodologia DISC – APRI – Razão Humana 03/2014;
- Formação de Coaching Executivo – ABRACEM 2011/2012;
- Especialização – Prática Pedagógica Aprender a Aprender – SENAC/2003;
- Advanced Management Program – AMA, em 3 Mód. um em cada ano 1996/99;
- Formação em Análise Transacional Organizacional – Módulos I e II – Rosa Krause/1987;
- Formação de Consultor – Instituto Eduardo Botelho em 1987;
- O Consultor como Agente Facilitador – Instituto Eduardo Botelho 1988;
- Aperfeiçoamento de Consultores – Catho/2001 e Instituto Botelho 2002;
- Formação de Facilitador e Instrutor – IDORT em 1987;
- Um mês na Florida conhecendo o sistema de gestão empresarial aplicado por consultorias para empresas com dificuldades administrativas e gestão financeira, em 2004;
- Técnicas de Coaching; PNL como Ferramenta de Autoconhecimento; entre dezenas de outros cursos de aperfeiçoamento profissional na área de consultoria, palestras, coach, mentoria, congressos e feiras.
Foi integrante do Clube Gourmet de Campinas por dois anos. Seus sócios reúnem-se mensalmente para degustar seletos jantares temáticos, que eram elaborados especialmente pelos membros, que obrigatoriamente eram apaixonados por cozinhar. Portanto, todos se se deliciavam com os prazeres e curiosidades da gastronomia regional e mundial.
Origem
Vem de uma família humilde e muito numerosa. Seus pais foram lavradores e enfrentaram muitas dificuldades para criar seus doze filhos. Até seus 11 anos trabalhou na lavoura e para ir à escola caminhava 10 km. Entre tantos outros desafios que enfrentou em sua infância, adolescência, profissional e agora como empresária. Enfim, sua história de vida e trajetória serve de inspiração para muitas pessoas e está disponível no site da Razão Humana Consultoria.
Blog http://www.helenaribeiro.com/
Áreas de atuação em Consultoria:
Especialista em T&D, em especial com aplicação da metodologia experiencial ao ar livre, desenvolve e coordena projetos de PPA (Plano de Preparação para Aposentadoria) e PPF (Plano de Preparação para o Futuro), mentora de PPA e Projeto de Vida 50+, e atua como consultora organizacional em algumas áreas de atuação.
Palestrante sobre vários temas, entre eles:
- Atitudes de um Time de Águias;
- Atitudes Vencedoras;
- O Poder do Otimismo no Mundo V.U.C.A;
- O Poder do Otimismo no Universo Feminino;
- O Perfil Profissional na Era 4.0;
- Você, Eles e Nós! Inclusão Social Além das Cotas;
- Os três Q’s como base da Essência Humana;
- Equipe de Alta Performance;
- Inteligência Emocional na era 4.0;
- O Poder do Otimismo na Autoliderança;
- O Ego acima do Time – o que fazer?;
- Time Intraempreendedor;
- Espiritualidade nos Negócios;
- Liderança Servidora;
- Ser, Vencer e Inspirar!;
- Transformação Digital e Mindset na Era 4.0.;
- Entre outros temas que podem ser desenvolvidos dentro da sua área de conhecimento.
Homônimo
Helena Ribeiro tem uma homônima que não é só de nome, pois ela também é empresária e consultora, só que a consultoria dela é do estado de Goiás e se chama Empreza, (cuja a reputação no mercado com seus ex-funcionários até meados de 2019 não era as melhores). Inclusive, só estamos relatando este fato, pois infelizmente recebemos ligações de ex-funcionários insistindo em falar com a nossa CEO Helena Ribeiro, mensagens pelo LinkedIn para tratar de assuntos trabalhistas. Tentamos gentilmente reportar estes fatos para a outra Helena Ribeiro, mas sem sucesso. Portanto, achamos oportuno esclarecer este fato para que a nossa imagem não seja associada negativamente. Afinal, a “nossa” Helena Ribeiro é da Razão Humana Consultoria, que é situada na cidade de Campinas – Estado de São Paulo e nunca tivemos problemas similares.
Helena Ribeiro
INGRID BERNARDINELLI
Graduada em Gerontologia na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar com ênfase no processo do envelhecimento social.
Pós-graduada em Engenharia de Produção – UFSCar São Carlos com foco no envelhecimento empresarial e programas de preparação para aposentadoria de grandes empresas.
Atua na equipe da Razão Humana Consultoria em projetos de PPA (Plano de Preparação para Aposentadoria) com foco em envelhecimento saudável, para apoiar no planejamento de vida sustentável. Desenvolve a gestão organizacional do envelhecimento da força de trabalho com programas e gestão do envelhecimento biopsicossocial.
Foi convidada pela Consultora Helena Ribeiro para atuar em conjunto com ela no Programa RENOVAR – um novo olhar para o futuro, onde tem aplicado alguns temas.
Também foi convidada para atuar em novos projetos de PPA, PPF (Plano de Preparação para o Futuro) – sementes do amanhã e com mentorias 60+, tanto para empresas ou profissionais diversos que participam de processos individuais como pessoa física. Portanto, a atuação em conjunto das duas enriquecem estes Programas, ampliando os estudos e publicações da Razão Humana Consultoria com os Programas de PPA.
Pesquisadora
Desenvolveu pesquisa junto a Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP com a temática concepção social da velhice e do envelhecimento subjacente aos programas de preparação para aposentadoria de grandes empresas brasileiras.
Realizou uma pesquisa qualitativa com as consultorias que implementam programas de PPA para grandes empresas brasileiras, entre elas a Razão Humana Consultoria.
Analisou as principais mídias sociais brasileiras e a Revista Fortune (revista americana) acerca dos programas de PPA, assim como, revisou a literatura gerencial frente as novas formas de planejamento para aposentadoria, programas de PPA e a difusão da aposentadoria ativa.
A dissertação de Mestrado sobre PPA completa foi publicada em 2020 e no link abaixo consta um resumo: PPA – Na Visão de Pesquisadores Acadêmicos
https://www.razaohumana.com.br/ppa-na-visao-de-pesquisadores-academicos/
Caso queira temos um resumo citando os principais resultados da pesquisa, basta solicitar para Razão Humana.
Professora de inglês há cerca de 4 anos, incluindo aplicação de aulas online para diferentes públicos (crianças, adolescentes, adultos e idosos). Tem habilidades em desenvolver e criar conteúdo didático e criativos, tornando as aulas online mais integrativas.
Palestrante em congressos e eventos com diferentes temáticas frente ao envelhecimento, tais como: programas de preparação para aposentadoria, concepção social da velhice, estimulação cognitiva e motora, benefícios da atividade física no processo do envelhecimento entre outros.
Trabalhou como estagiaria em um ambulatório de psicogeriatria e gerontologia em uma Unidade de Saúde Escola – USE. Realizou a gestão individual do cuidado para diferentes casos, como idosos depressivos, com transtornos cognitivos leves, Alzheimer, esquizofrenia entre outros. Ofertava estimulação cognitiva e motora. E desenvolvia pesquisas junto ao grupo de pesquisa Provive – UFSCar, tais como Práticas do Karate e estimulação cognitiva e motora em idosos.
Competências:
- Gestão do envelhecimento empresarial;
- Gestão da aposentadoria;
- PPA (Programa de Preparação para Aposentadoria);
- PPF (Programa de Preparação para o Futuro);
- Mentoria em PPA, PPF e Projeto de Vida;
- Palestras com ênfase no envelhecimento ativo e aposentadoria ativa;
- Orientação e acompanhamento para atividades pós aposentadoria, seja relacionada a empregabilidade e o retorno ao mercado de trabalho (empreendedorismo, bridge employment e consultor sênior) ou no plano pessoal com atividades de lazer;
- Avaliação gerontológica e plano de cuidados;
- Entre outras.
Cursos de aperfeiçoamento:
- Gestão de pessoas (Sebrae)
- Gestão de serviços com foco em envelhecimento
- Conceitos e características dos Projetos
- Estimulação cognitiva e motora para idosos
- Inglês
- Entre outros.
Ingrid Bernardinelli
Palestrante e Treinador
Com formações em RH, Vendas, Mentoria, Coaching, Comunicação e Empreendedorismo, atualmente é palestrante corporativo muito requisitado no mercado e treinador de equipes especializado em comportamento, vendas e atendimento ao cliente.
É idealizador e apresentador do Programa de TV “Café Corporativo”, colunista em diversas emissoras de rádio e foi fundador do “Programa Quatro em Pauta”, no YouTube.
Histórico Profissional
Iniciou sua carreira aos 13 anos trabalhando no comércio em Jundiaí, teve uma breve passagem pelo jornalismo nos anos 90, mas foi em vendas que se destacou como gerente e diretor comercial na área da educação. Na época ministrou seus primeiros treinamentos e aprendeu a liderar e desenvolver equipes de alta performance.
Nos anos 2000 se tornou empresário e fez parte de uma organização educacional com atuação em todo o Brasil. Neste período empregou centenas de pessoas ao longo de quase 20 anos, desenvolveu processos de T&D que foram replicados por todas as unidades do grupo e passou a oferecer suas palestras para o mercado.
É coautor no livro
MANUAL COMPLETO DE EMPREENDEDORISMO, lançado em 2018 pela Literare Books.
TEMAS PARA PALESTRAS
- Vendas
- Técnicas de Vendas
- Atendimento ao Público
- Atendimento ao Cliente
- Como estabelecer Metas Válidas
- Empreendedorismo
- Intraempreendedorismo
- Inovação
- Conflito entre Gerações
- Comunicação para Executivos
- Comunicação para o Ambiente Corporativo
- Produtividade
- Liderança
ALGUNS DEPOIMENTOS:
- “Aguinaldo, foi um prazer ter você conosco. Seu trabalho é sensacional e nós da Tocantins agradecemos imensamente pela disponibilidade e conhecimento compartilhado com toda a equipe. Sempre bem-vindo!”
Página oficial da Indústria Tocantins Embalagens no Linkedin. - A nossa impressão foi a melhor possível. O palestrante abordou todos os temas pedidos apenas direcionando os exemplos para a nossa realidade e, obviamente, foi muito aplaudido pela nossa equipe. Foi fenomenal e certamente queremos trazê-lo mais vezes.
Amanda Lucena – ExcelBR – São Paulo. - “Contratei os serviços do Aguinaldo e fui surpreendido já na primeira palestra. Atual, vibrante e envolvente, colaborou com ensinamentos de um jeito carinhoso e intenso, repercutindo na minha equipe em forma de união e entusiasmo.”
Leonardo Annichinno – Esporte Total – Piracicaba/Capivari-SP. - “Super indico a palestra do Aguinaldo, a equipe da Hábil Contabilidade gostou muito!!! Trouxe exemplos específicos da área contábil, além de valiosos insights para nossa carreira falando sobre lifelong learning, Inteligência Artificial, atendimento ao cliente, relacionamento entre equipes”.
Fernanda Schaefer Raupp – Grupo Hábil – Porto Alegre-RS. - “Foi muito gratificante em poder contar com o trabalho do Aguinaldo pelo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de motivar, valorizar nossos 98 colaboradores e dar um foco especial a toda equipe.”
Rubens Jacintho de Campos Jr. – Zelo Imóveis – Campinas. - “Assisti a palestra BRAVO MUNDO NOVO e achei excelente. Eu que estou com 68 anos, que tanto critiquei meus filhos e que tanto disse exatamente aquilo que Sócrates há séculos já dizia, relembrei como “eu” era na minha adolescência, quando dizia que meu pai era um chato. Agregou muito valor.”
José Roberto de Ulhoa Canto – Board Academy, - “A palestra do Aguinaldo é muito dinâmica e mesmo com um assunto delicado, conseguiu tratar de forma bem leve e trazendo reflexões. Os comentários positivos foram unânimes e levou nosso engajamento a um outro nível.”
Miguel Carrasco – JDE Cafés – Jacobs Douwe Egberts. - “A palestra OPORTUNIDADES EM TEMPOS DE MUDANÇAS é excelente. O palestrante deu show e vários insights que nos ajudarão muito em nossos projetos.”
Juliano Baiero – EGE Soluções. - Aguinaldo é um dos melhores palestrantes que conheço. Suas interações com os participantes são extremamente motivantes, com exemplos aplicáveis em qualquer segmento de negócio, pois além de palestrante é um executivo de muita experiência e consegue colocar em suas palestras elementos surpreendentes e cativantes que fazem a audiência reter os conceitos e, principalmente, aplicar de imediato na melhoria de sua performance individual e, por extensão, dos resultados do departamento e da empresa. Recomendo fortemente!!!
Leonilson Rossi – Consultor Empresarial. - Aguinaldo possui um profundo conhecimento técnico nas áreas em que atua e demonstra uma notável habilidade de aplicar este conhecimento na prática diária, utilizando técnicas inovadoras que facilitam o aprendizado. Como mentor, ele promove engajamento, valorizando cada indivíduo e incentivando tanto o crescimento profissional quanto pessoal.
Simone Gutierrez – Digital Manager Ispring BR/PT. - Aguinaldo possui habilidade de oratória e competências de persuasão e influência. Há muito tempo se dedica a formar times de alta performance. Recomendo suas palestras corporativas.
Luana Russo Hoehne Cestari – Coordenadora de Gente e Gestão do Grupo Votorantim Cimentos.
DEPOIMENTO EM VÍDEO:
Geraldo Rufino, Mauricio Louzada e Orlando Merluzzi.
https://youtu.be/ad4UYVsBah0
TRECHOS DE PALESTRAS:
Florianópolis, Abril 2024: https://youtu.be/rGzqqnUN_Nc
Belo Horizonte, Junho 2023: https://youtu.be/On3wacUuJmY
Águas de Lindóia, Maio 2023: https://youtu.be/aY_HuKKfxRs
Aguinaldo Oliveira
Consultor, Músico, Pedagogo e facilitador em T&D. Mestre em Educação pela USP. Faz trilhas sonoras para teatro, dança e cinema (Castelo Rá-Tim-Bum e Bicho de Sete Cabeças). Cria e dirige projetos culturais, além de coordenar um centro de ensino musical.
Tem dois CDs gravados, um disco solo de música para relaxamento (Horizontes) e outro disco de música instrumental (Música de um Povo Imaginário) com o clarinetista Gustavo Barbosa Lima, com quem participa do Duo-Portal.
Desenvolveu um conjunto de Dinâmicas Musicais que utiliza em seminários de Team Building e Team Work (“Foco em Resultados”), e outros programas de educação corporativa para várias empresas e organizações.
Algumas empresas atendidas em âmbito Nacional que já vivenciaram esta dinâmica:
LATAM SP; BOSCH -SP; SEALED AIR -SP; BRASKEM – SP, GRUPO MORADA – SP; G.O SP; JAGUAR LAND ROVER RJ; UNIALGAR – Uberlândia; BANCO DO BRASIL para 3 Diretorias de Brasília; MARY KAY Diretorias Uberlândia e São Paulo; PHONAK SP; BACKER-RJ; CORREIOS diretorias do Paraná e de São Paulo, CAMPARI – SP; ITS Porto Alegre; ALGAR – Uberlândia, VOITH São Paulo e VOITH Salvador, Agência Motivare; ALCOA Santo André; ALCOA São Paulo FAST SHOPP-SP, EDS – SP, TRANSPETRO/PETROBRAS, BEIRA-RIO, NIC.BR, CARREFOUR, COMEXPORT, UNILEVER, SANTANA TEXTILES, HOT SHOP GROUP, BAYER, LABORATÓRIOS FLEURY, MERIAL, MCASSAB, ASTRAZÊNICA, DONA BENTA, AGÊNCIA ESTADO, HAZTEC, HSBC, CLEAN ENVARIORMENT, VIVO, HOTEL TRANSAMÉRICA, ELEKTRA, ALMAD, NATURA, BEMI, MICROWAY, HOSPITAL PSIQUIÁTRICO RITINHA PRATES, CÂMARA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA, SEST-SENAT, TRANSPORTES REUNIDAS, SINCOMÉRCIO, M&A, RODOCERTO, SEST-SENAT, ANGLO, IRBE MÁQUINAS, PREFEITURA MUNICIPAL DE Araçatuba, entre outras.
José R. Gimenes
Bacharelado em Comunicação
MBA em Comunicação Organizacional
Consultora Associada da RAZÃO HUMANA há mais de 15 anos, atua com aplicação de diversos Programas de T&D com a metodologia Vivencial, treinamentos in company, entre outros projetos de Consultoria.
Consultora Empresarial em programas: “Gestão de equipes de alta performance”, “Relacionamento com o Cliente” e “Workshops de Comunicação Coorporativa”.
Especialista em Gestão de Gente e Dinâmicas de Grupo. Há mais de 17 anos vem aplicando e desenvolvendo dinâmicas vivenciais em treinamentos, workshops, congressos e convenções em diversas áreas das mais conceituadas empresas.
Historio Profissional
Foi Diretora Administrativa nas Secretárias de Educação e de Cultura do Estado de São Paulo, trabalhou como Diretora na área de Licitações na Secretária de Gestão da cidade de São Paulo e foi homenageada pelo Prefeito com projeto que reduziu os custos do Programa Leve Leite na gestão José Serra.
Com experiências também em gestão administrativa nas áreas de Turismo (Vectur), alimentação (Restaurante Vó Dorinha) e moda Surf Wear (Shopping Mogi das Cruzes).
Alguns clientes atendidos: Phibro São Paulo, GE São Paulo; Atento São Paulo, TRT RJ; Consultoria Deloite SP, Gomes da Costa SP, Hotéis Astron, Bayer, Santander, Ciesp-SP, Damásio Jesus, Syngenta, Globo-Sat, Tecban, Grupo Pão de Açúcar, Mavsa Resort, Neogrid, Voe Gol, Brasil Prev, BRMalls, entre outros.
Nanci Lara
Simone Santos
Pós-graduação – Gestão Estratégica de Recursos Humanos – pela UCAM Universidade Cândido Mendes RJ e ministrado em Ribeirão Preto – SP e Graduação – Psicologia – PUC Campinas.
Inglês avançado
Consultora associada da Razão Humana para atuação em projetos de Consultoria em Desenvolvimento Humano, Estratégia de Gestão entre outras áreas correlatas em RH.
PERFIL PROFISSIONAL
Psicóloga com pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Instrutor Master pela ABRH, e mais de 20 anos de experiência na área de RH e Desenvolvimento Humano e Organizacional em grandes empresas como: Companhia Muller de Bebidas, Citrosuco, Elektro / Neo Energia, EPTV Emissoras Afiliadas a Rede Globo.
Experiente em gestão da diversidade, habituada a construção conjunta e a desenvolver soluções considerando as necessidades dos clientes e as estratégias do negócio. Voltada para a fomentação de ambientes criativos, inovadores e inclusivos, por acreditar que as diferenças são condição essencial para a transformação criativa e melhoria contínua. Convicta de que o relacionamento transparente e próximo, envolve, desenvolve e engaja levando as pessoas a cooperar e desenvolver-se gerando resultados excelentes.
PRINCIPAIS PROJETOS DESENVOLVIDOS E APLICADOS
• Desenho e condução de Programa de Desenvolvimento de Carreira e Sucessão: desenho do modelo de mapeamento de perfis e potenciais, estruturação e acompanhamento de programa de desenvolvimento profissional para fins de sucessão para os diversos níveis de liderança da Diretoria de Mercado. Resultando no aproveitamento de 4 profissionais para níveis de liderança, num espaço de 2 anos.
• Desenvolvimento e Formação Profissional da Divisão de Programação: desenho de processo de formação assistida para controladores da área de programação, passando pelos núcleos de desenvolvimento técnico, monitoramento da rotina, projeto (inovação e melhoria de processos) e desenvolvimento comportamental. Mapeamento de perfis e potenciais da divisão para fins de sucessão e desenvolvimento dos talentos internos. Resultando no aproveitamento de 90% dos estagiários da área, como efetivos e aproveitamento de 4 profissionais para níveis de liderança.
• Redesenho e implementação de Ciclo de Avaliação de Competências: reformulação da sistemática de avaliação de competências, desenho e implementação de processo em ferramenta WEB, disponível para aplicar em todos os níveis da empresa, implementado para os níveis de liderança. Revisão do modelo conceitual e lista de competências, definições, régua de avaliação adequando-a à cultura e valores da organização. Pilotagem em duas divisões da empresa para ajustes do modelo, conceito e sistema.
• Desenho e implementação de treinamento de desenvolvimento das equipes de alto desempenho: diagnóstico por meio de grupo focal, para desenho de grade de competências para desenvolvimento de líderes e sucessores, nas diversas áreas de negócio. Ação de desenvolvimento reconhecida como pioneira na organização pelo desenho customizado, reciclagem e desenvolvimento de pessoas simultaneamente.
• Gestão da mudança do Projeto de Integração de Negócios do Grupo: responsável pelas frentes de pessoas (assessement, mapa de talentos), comunicação, treinamento e capacitação incluindo jogo de negócios para a Convenção para a consolidação do início do Novo Modelo de Atendimento Comercial.
• Desenho e implementação de Programa de Inovação: programa de inovação desenhado para fomentar novas ideias e práticas de melhoria contínua para todas as Empresas Pioneiras. Responsável pelo desenho conceitual e moderação do programa, apoio para dúvidas e promoção interna do programa.
• Gestão de Treinamento e Desenvolvimento: elaboração do levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento anual e gestão do plano anual de treinamento de todas as empresas do grupo, reuniões com as consultorias e fornecedores, implementando as ações planejadas, elaboração e aplicação de treinamentos internos para soft skills, entre outras ações de T&D.
• Desenho do Programa de Mentoring: desenho de programa com o objetivo de manutenção e fortalecimento de valores e cultura da organização, bem como desenvolvimento de novos líderes.
• Desenho Programa de Multiplicadores: desenho de programa com o objetivo de formar multiplicadores interno e institucionalizar a manutenção e transferência estruturada do capital intelectual interno. Incluindo desenho de treinamento de formação dos multiplicadores.
• Consultoria e Assessoria da Liderança: suporte e apoio aos diversos níveis de liderança para discussão e elaboração de soluções conjuntas para gestão desenvolvimento de pessoas nos diversos cenários, atuando como facilitadora e mediadora de reuniões de planejamento estratégico de gestão de pessoas, projetos, produtos e serviços.
CURSOS E SEMINÁRIOS
Acompanhamento do curso Liderança Consultiva (Alberto Couto); Filosofia de Gestão na Prática (Thutor); Curso de Grafologia (Instituto Carlos Mussato); Certificação em Instrutor Master (ABTD); Programa de Coaching Individual (SinRH); Programa de Coaching Individual (Career Center); Workshop de Cargos e Salários (Hay Group); Paidéia – Consultoria de Processo e Resultados Gerenciais (LCZ Consultoria); Redesenho de Estrutura Organizacional – Work Force Planning (PwC Brasil). Pacote Office – domínio (nível usuário) e Sistemas de gestão de recursos humanos Totvs, FPW (nível usuário). Entre tantos outros cursos.
Simone Santos
Foi chef de restaurantes em Campinas: o Antonello Bistrô, Antonello Ristorante, e de cozinhas industriais, na Villares Metals, Instituto Eldorado de pesquisas, Mansão Rhodia e Personal Chef para jantares temáticos.
Chef convidado para atuar em Team Building Gastronômico da Razão Humana.
Atualmente, está à frente do Buffet Antonello, onde acompanha pessoalmente todos os detalhes da organização de eventos, também comanda a Cannoleria Brasil, empresa especializada em Cannoli, que hoje é referência no estado de São Paulo. Sendo exclusivo fornecedor no estádio Allianz Parque (Palmeiras) em seus jogos e shows internacionais.
Em 2005, recebeu “La Stella di Identità Italiana”, honraria destinada aos melhores chefs e restaurantes italianos fora da Itália. Participou dos livros: Água na Boca do Mercadão municipal de São Paulo, Receitas das Estrelas do SBT e o livro Sabores e Temperos.
Tem o patrocínio pessoal e exclusivo da marca de panelas francesas, Le Creuset, onde realiza workshops por todo Brasil.
Participou e venceu o episódio “Italia” do reality show “Food Truck A Batalha” que foi veiculado em Março de 2015 no canal GNT.
Chef Antonello
ARI PROTÁZIO
Ari nasceu cego, mas sua deficiência nunca foi um obstáculo para que ele atingisse seus objetivos. É exemplo de superação e resiliência.
Com 16 anos iniciou sua carreira de músico (pianista e cantor), empreendendo ainda na adolescência no mercado fonográfico. Hoje, além de pianista, cantor, tecladista, produtor musical, técnico de áudio em seu próprio estúdio de gravação, é youtuber, palestrante, escritor e consultor de acessibilidade.
Em conjunto com a Razão Humana Consultoria, desenvolve palestras e treinamentos customizados para empresas.
Ari tem uma linda história de vida e sua contagiante paixão pela vida, o levaram ao mundo das palestras. E tem proferido palestras em empresas, faculdades e escolas, motivando colaboradores e alunos a alcançarem seus objetivos.
Em 2019, lançou seu livro: “ACREDITE! VOCÊ PODE!!!”, que traz uma mensagem inspiradora e extraordinariamente encorajadora, capaz de provocar verdadeiras mudanças em nossas vidas. Com suas histórias de lutas, “fracassos” e vitórias. Ele nos faz rir, refletir, sentir e repensar os propósitos de vidas.
Breve histórico
Iniciou sua carreira profissional como demonstrador de Pianos na loja de instrumentos musicais Obradec em São Bernardo do Campo – SP, onde teve a oportunidade de conhecer diversos outros profissionais de música, com os quais formou seu primeiro conjunto. Este grupo tocava Rock, MPB e Baladas na casa noturna Pelas Ruas Bar em São Bernardo do Campo – SP, por um período de quatro meses.
Depois formou um dueto com o baterista Deucimar Romeiro Neto, onde tocava teclado e cantava na Pizzaria e Restaurante Casa D’Itália em Santo André – SP.
Acreditando que os bares noturnos pudessem valorizar um bom trabalho musical, formou uma nova Banda que era composta de Teclado, Baixo, Bateria, duas guitarras, quatro metais, duas cantoras e um cantor. Tocando MPB, atuaram em bares noturnos como: Tropicalha, Saramandáia, Special e outros.
Acreditando em seu potencial, iniciou sua carreira solo como tecladista-cantor na Pizzaria Pietro, em Mauá-SP, atuando também em recepções, casamentos e outros eventos.
Desenvolveu um trabalho com o violonista e compositor, Laércio Sant’anna, onde tocavam desde musicas eruditas até MPB.
Apresentou no espaço musical do Mappin-ABC, diariamente por 3 meses. Incluindo uma apresentação especial para a presidência da Mercedes Bens do Brasil.
Foi convidado por Donizete (cantor de música sertaneja) a fazer parte de seu conjunto. Neste mesmo ano desenvolveu um trabalho com cantoras, buscando versatilidade. Porém não deixando seu trabalho solo, o qual permanece até hoje, tocando um repertório eclético, incluindo músicas japonesas, portuguesas, americanas, italianas e nacionais de todos os estilos, atuando em eventos corporativos, recepções, casamentos, bailes de formatura, de debutantes e outros eventos.
Também foi convidado por Benito Di Paula, onde tocou em um de seus Shows no Clube Pinheiros para mais de 3.000 pessoas, incluindo a presença de expressivos nomes de nossa música como: Aguinaldo Rayol, Chitãozinho & Xororó, Sandy e Júnior, Zezé de Camargo & Luciano, Roberta Miranda, Ângela Maria e Cauby Peixoto.
Participou do projeto “Arte nas Ruas” da prefeitura de São Paulo, onde descobriu que a rua era o melhor lugar para um artista anônimo mostrar o seu trabalho.
Participou de programas como Leão Livre, abertura do SP TV, em 1999, jornal de esportes da CNT, jornalismo TV cultura, TV Bandeirantes, Canal 21, TV Manchete, Goulart de Andrade (TV Record) e programa Globo Repórter (TV Globo), onde tocou com Edson Cordeiro.
Tem participado de programas e concedido entrevistas e entrevistado pessoas, onde fala sobre as dificuldades da pessoa com deficiência, inclusão, a importância da acessibilidade e sobre suas palestras. Que tem ajudado pessoas por todo Brasil a alcançarem o sucesso desejado, superando seus próprios limites para atingirem metas e excelentes resultados.
Formação Musical
Piano, 1976 com a professora Mariângela Braguine no Instituto de Cegos Padre Chico.
Teoria Musical, 1978 com o professor Dimas César da Universidade de São Paulo.
Coral, 1979 no Instituto de Cegos Padre Chico; Banda, 1982 Banda do Instituto de Cegos Padre Chico, onde tocava gênis, instrumento de sopro; Teclado, 1983 com a professora Deise Aguiar; Harmonização, 1993 com o professor Renato Mendes; Piano e harmonia, 1999/2000 com a professora Lilu Aguiar e Piano, 2005/2011 com o professor Cacho Souza.
Tecnologia Sonora: 2007/2010, professor Tomi Terahata
Informática: 1998 – Windows
2003 – Digitação e Word – Instituto Padre Chico
2006 – Sound Forge – ADEVA
2011 – agosto – Cobol – ADEVA
Visite o canal do Youtube e assista vários vídeos sobre diversos temas.
E o site do Ari Protázio
Ari Protázio
Formação: Coaching Executivo e Empresarial pelo ABRACEM e Certificação Internacional em Master Coaching Holos Isor, Certificação de Empreteco SEBRAE reconhecido pela ONU, Praticioner de PNL e Master SBPNL, Certificação Assessment Comportamental GRI.
Graduada em Ciências Contábeis – USJT (São Judas); Pós Graduada em Planejamento e Controle Empresarial pela FAAP; Pós Graduada em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos); Formação com Líder Facilitadora e Consultora de Processos de Mudança Metodologia Antroposofíca – Adigo.
Agente de transformação com mais de 22 anos de experiência no experiência profissional em cargos de Gestão com atuação no desenvolvimento de equipes e gerenciamento de projetos de reestruturação com foco nas áreas de controladoria, contabilidade, fiscal, financeira, recursos humanos em empresas diferentes segmentos de negócio tais como: RCI, Construtora Passarelli, Souza Cruz, FG Ferramentas Gerais SA,Total Express do Grupo GP e JP Investimentos, Syngenta entre outras.
Consultora Associada da Razão Humana Consultoria, atuando em Desenvolvimento Humano e Organizacional, responsável por projetos e processos de mudanças; utilizando metodologias colaborativas e abordagem da antroposofia.
Elaborou projetos com foco em mapeamento de competência, orientação e transição de carreira.
Coach Executiva Empresarial certificação reconhecida pela ABRACEM e Membro do Grupo Excelência em Coaching (GEC do CRA-SP), apoiando profissionais no desenvolvimento de competência de liderança, inteligência emocional, comunicação e outras metas de performance.
Facilitadora de treinamentos comportamentais com foco em Liderança, Equipes e Produtividade;
Especialista em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e pós Graduada em Pedagogia da Cooperação &Metodologias Colaborativas (UNBR).
Docente na Pós Graduação de Gestão Estratégica de Pessoas SENAC, nas disciplinas de Gestão de Carreira, Liderança e Equipes e Finanças como instrumento de gestão.
Formação de Consultores Internos – Certificação Adigo com abordagem da Antroposofia.(2013)
Empreteca SEBRAE (2012)
Contadora com Pós Graduação em Planejamento e Controle Empresarial pela FAAP (2009)
Desenvolvimento de carreira gerencial em empresas Nacionais e Multinacionais de diversos segmentos tais como: Construtora Passarelli, Souza Cruz, FG Ferramentas Gerais, Syngenta, Total Express, entre outras.
Responsável por projetos de reestruturação nas áreas de Contabilidade, Fiscal, Financeira e Business Partners de Recursos Humanos. Atuação com foco na visão sistêmica dos negócios, elaborando planejamento, controle e estratégias para atender a qualidade das informações.
Cris Crespo
Chef Ligia Franceschi
Ligia Franceschi é a artista do atelier Ligia Franceschi – Deluxe Cake Design. Com formação em Estilismo e Design de Interiores, partiu, há 3 anos, para a área de Bolos Decorados.
Desde 2015, vem se aperfeiçoando em Bolos para Casamentos e Eventos Finos, notadamente em Flores de Açúcar, as quais, de tão perfeitas, parecem feitas pela própria natureza.
É apaixonada pela arte e pelos detalhes, e tem colocado essa paixão e carinho em cada um de seus bolos, cupcakes, entre outras delícias, que são por ela tratados como projetos, obras de artes, verdadeiras joias raras.
É professora de Confeitaria Artística onde participou de vários cursos de aperfeiçoamento, inclusive no exterior e hoje compartilha estes conhecimentos com seus alunos.
Chef Lígia Franceschi
Chef Marcelo Benages
Graduado Tecnólogo em Gastronomia, Bartender e Barman.
Já trabalhou ao lado do Chef Henrique Fogaça (um dos jurados do MasterChef Brasil) no restaurante BlackSheep;
Chef convidado da Razão Humana para atuação em Team Building Gastronômico e eventos empresariais.
Também atua como Personal Chef para eventos familiares.
Trabalhou no Restaurante de Mare, localizado em Auclkand, Nova Zelândia, Entre outros no Brasil;
Trabalhou em eventos com grandes chefes da região RMC, Chefe Leandro Silvano, Chefe Igor Furlan, Chef Carolina Acorssi, entre outros.
Chef Marcelo Benages
Consultora associada da Razão Humana, atua na área organizacional e em diversos programas de T&D In Company, outdoor training e projetos de consultoria. Pela Twenty Two Commitment to Language – São Paulo ministra aulas de inglês para executivos.
Professora de Marketing pela Unianhanguera – Unidade Pirituba. Possui experiência nas áreas acadêmica e profissional no Brasil e nos Estados Unidos.
Área de Recursos Humanos
• Coordenação do Programa de Desenvolvimento Gerencial, planejando, desenvolvendo e implantando programa de capacitação de gestores, dentro das mais modernas práticas do mercado;
• Coordenação de treinamento e desenvolvimento junto a clientes de alto nível, gerando informações, acompanhando resultados e avaliando não conformidades, de acordo com os padrões desejados;
• Avaliação de desempenho da empresa TDIndustries, no segmento de construção civil, considerada uma das dez melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos, pesquisando 450 participantes em caráter de retenção de talentos, identificando setores mais afetados e propondo alternativas voltadas a planos de motivação, treinamentos adequados e estratégias de recrutamento e seleção, auxiliando na tomada de decisões e otimizando a utilização dos recursos financeiros da corporação;
• Elaboração de proposta de plano de carreira e sucessão, para todos os níveis gerenciais, da Hanson America, gigante do setor de cimentos, pesquisando mercado concorrente e elaborando Estrutura Organizacional, tais como: Desenvolvimento de Organogramas, Plano de Cargos e Salários;
• Ministrou Aulas Particulares de Inglês em Curitiba e Londrina para executivos para diversos níveis e empresas;
• Atuou como Professora e assistente em escola com metodologia Montessori, responsável pelo ensino e acompanhamento pedagógico de crianças, na Andrew Austin Montessori School em Dallas – USA;
• Fez estágio na TD Industries em Dallas – USA na Área de Recursos Humanos – organização e desenvolvimento de projeto avaliativo de performance anual da empresa, organizando apresentações estatísticas explicativas. Assistência em rotinas administrativas do setor de Recursos Humanos, benefícios e processo de seleção;
• IPEP – Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa / São Paulo Coordenadora e Professora de Idiomas (Inglês), responsável pelo Centro de Idiomas da instituição, contratação de professores, coordenação pedagógica e administrativa e organização de projetos de concorrência pública;
• Ministrou aulas de inglês para as Faculdades IPEP, Colégio Ego Sum E Colégio Técnico Ego Sum. Coordenadora do Programa MBA IPEP / University of Dallas, responsável pela comunicação entre as instituições, assim como documentação necessária para intercâmbio.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
• Professora de língua inglesa para diversos níveis de ensino, atuando em instituição paulistana, promovendo um aprendizado dinâmico e voltado às necessidades dos alunos/clientes em cursos de nível superior, ensino médio, ensino profissionalizante e ensino específico de idiomas;
• Execução de eventos internacionais, atuando como interprete e tradutora da língua inglesa, recepcionando executivos e facilitando as comunicações no Brasil, para satisfazer condições contratuais, objetivos e interesses específicos dos participantes e patrocinadores;
Organização de documentações internacionais para curso de MBA Internacional, atuando como mediadora e facilitando processos de acordo com leis vigentes, satisfazendo necessidades dos clientes e respectivas universidades americanas;
• Planejamento de estratégias para participação em concorrência pública junto ao Ministério da Aeronáutica, no que se refere a curso de idiomas, desenvolvendo projeto competitivo e apresentando propostas de âmbito nacional e internacional.
Geysa Rangel
Dinâmico, prático, inspirador e motivador, está entre os Conferencistas mais requisitados do país. Com foco em resultados, coordenou integralmente treinamentos para mais de 20 mil pessoas. Suas palestras abordam temas como gestão e trabalho em equipe, coaching e liderança, motivação e vendas.
Consultor associado da Razão Humana Consultoria como palestrante, consultor organizacional e coach. Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), atua com o foco na formação profissional de vendedores e gestores de vendas.
Por meio de soluções personalizadas de acordo com as necessidades, estratégias e objetivos de cada cliente, é reconhecido por sua forte capacidade de apoiar líderes e equipes de vendas a desenvolverem competências para alcançarem metas estratégicas.
Seus serviços já foram contratados e aprovados por inúmeras empresas, associações e instituições pelo País como AmBev, Net Serviços, Algar tecnologia, Volkswagen, Casas Bahia, Gol, Sebrae, Grupo Saint-Gobain, Anhanguera Educacional e Cofema Atacadista.
Participou como co-autor dos livros Ser + Líder, Ser + Vendas e Ser + Palestrantes. Através de artigos, entrevistas e participações especiais, suas idéias são amplamente divulgadas por canais da imprensa, tais como o jornal O Estado de S. Paulo, a rádio CBN, além de sites renomados como HSM, Infomoney, IG, UOL, BOL e MSN.
Possui formação específica em Gestão de Planejamento Financeiro, Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial pela FIA, formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), Certificação Internacional em Coaching pelo ICI – Integrated Coach Institute e pela Lambent do Brasil, sendo membro da International Coaching Community.
É Master Practitioner em Programação Neurolinguística e estudou a Hipnose aplicada na Comunicação Corporativa com Sttephen Paul Adler do Instituto Milton Erickson de New York. Participou do Executive Development Programs com foco em Liderança e Mudança na Business School São Paulo for International Management e do Grupo Dirigido de Psicodinâmica Aplicada a Negócios.
Carlos Cruz
Consultor Sênior em treinamento e desenvolvimento humano há mais de 20 anos.
Atua como Consultor associado da Razão Humana Consultoria nas áreas de: Treinamentos Outdoor Training, convencional, woorkshops, mapeamento e soluções de problemas, desenvolvimento de projetos em T&D, implantação de projetos ligados a sustentabilidade para grandes empresas.
Últimos trabalhos realizados
• Votorantim Metais – programa de sustentabilidade no município de Fortaleza de Minas-MG (Temas: Mudança de Comportamento e Empreendedorismo);
• Prefeitura Municipal de São Paulo e a Comunidade Comum Européia na capacitação das mulheres com dificuldade em se colocarem e se estabelecerem no mercado de trabalho;
• Petrobras Fertilizantes – Programa de alinhamento da liderança com sua equipe para uma boa performance;
• Suzano Papel e Celulose e Perfetti van Melle – mapeamento e implantação de melhorias no setor produtivo;
• Universidade do Vale do Paraíba – curso de extensão em gestão e liderança para os diretores das faculdades (sensibilização e motivação, ambiente de mudança, empreendedorismo e implantação das competências mais percebidas pelo mercado de trabalho brasileiro para os currículos dos cursos);
• Participações em programas gerenciais na Vale.
Aplicação de sensibilização nas convenções através de dinâmicas experienciais e vivenciais ligadas aos temas centrais
Lojas Renner, Perfect Van Melle, CBA, Citroën, Mercedes bens – caminhões.
Programa de desenvolvimento de carreiras junto às empresas
• o Volkswagem (comunicação e negociação);
• Schincariol (feedback do perfil, sensibilização e motivação);
• Arcelor Mittal (Introdução ao mundo corporativo);
• Johnson & Johnson (Programa Jovens Talentos).
Especialista na Andrágogia pelo método de aplicação de jogos empresariais, desenvolvimento e aplicação de temas como: multiplicadores, comunicação coorporativa, integração, team building, motivação e ambientes de mudanças nas seguintes empresas (em 2008): Volkswagem, Unimed, Schahin, Dow Química, Unilever, Petrobras, Hellerman Tyton, Eternit, Tractebel, IG, Cimentos Tupy, Schincariol, Univap, Coral, Bradesco/Scopus, Votorantim-Metais, Pfizer, Atlas Schindler, Magnetti Marelli, CBA/Paladar, Brasil Prev, Honda, CCEE, Gerdau, Marisol, Voith, Sara Lee, Phillips, Leroy Merlin, Monsanto, Akso Nobel- ICI, Lojas Renner, Vitopel, Yahoo, Johnson & Johnson, Natura, Oi e Vale.
Jefferson Lara
Graduação Plena em Educação Física – Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEFJ).
Consultora Comportamental – TEAL (Treinamento Experiencial ao Ar Livre) em Módulos e Programas de Desenvolvimento, Team Building, entre outros.
Possui mais de 5 anos de experiência atuando em Programas de Treinamento Comportamental em grandes organizações como Grupo Thyssenkrupp Metalúrgica, Coopercarga Logística, Petrobrás, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, Souza Cruz, Rhodia, AGCO, Telefônica, Dinsmore Associates, entre outros.
Facilitadora associada da Razão Humana Consultoria.
Certificações
Wilderness First Aid (Primeiros Socorros em áreas Remotas) – com Formação e Certificação Internacional pela National Outdoor Leadeship School – NOLS.
Facilitadora de Treinamento Experiencial ao Ar Livre (teal) – curso de formação para facilitadores da Dinsmore Associates.
Experiências
• Facilitadora em Programas e Treinamentos Experienciais na Dinsmore Associates;
• Palestrante na IV Jornada Cientifica do Curso de Psicologia da USF, com o tema “Jogos Empresariais no formato de Treinamento Vivencial”;
• Desenvolvimento e aplicação de desafios experienciais nos Programas 6 SIGMA (Black Belts) para empresas;
• Desenvolvimento e aplicação de Desafios Experiências ao Ar Livre;
• Desenvolvimento Pessoal (Transcendendo seus Limites II) para a empresa Núcleo Ser.
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
• Curso de Formação de Instrutores de Treinamento – Universidade do Cliente (UNICLI);
• Formação de Focalizadores de Jogos com a Paula Falcão – KDP KEPLER Desenvolvimento de Potencial;
• Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício – UNICAMP.
Fernanda Santos
Graduado em Psicologia – Universidade São Francisco – Itatiba.
Consultor Comportamental – TEAL (Treinamento Experiencial ao Ar Livre) em Módulos e Programas de Desenvolvimento, Team Building, entre outros.
Coach no PBC Institute – Project Based Coaching – Modelo de Coaching baseado nas técnicas e ferramentas de Gerenciamento de Projetos.
Possui mais de 7 anos de experiência executiva e de consultoria no Brasil, tendo atuado em Programas de Treinamento Comportamental em grandes organizações como Grupo Thyssenkrupp Metalúrgica, Coopercarga Logística, Petrobrás, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, Souza Cruz, Rhodia, AGCO, Telefônica, Dinsmore Associates, entre outros.
Docente da Escola de Líderes na Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
Consultor e Business e Executive Coach associado da Razão Humana Consultoria.
Certificações
Educador Outdoor Training – com Formação e Certificação Internacional pela Outward Bound Brasil – OBB.
Wilderness First Aid (Primeiros Socorros em áreas Remotas) – com Formação e Certificação Internacional pela National Outdoor Leadeship School – NOLS.
Business Coaching – Coach com Formação e Certificação Internacional pelo METAFORUM International (Coaching focado na Solução, Constelação, PNL e Liderança) 75horas – com Sabine Klenke e Bernd Isert (Germany).
Executive and Life Coaching – Coach com Formação e Certificação Internacional pela Sociedade Latino Americana de Coaching 72horas – com Arline Davis (U.S.A).
Leader Coach – Leader Coach com Formação e Certificação pela Corporate Coach U – com Sulivan França.
Gerente de Projetos – Curso de Formação nas Áreas de Conhecimento e Gerenciamento de Projetos pela DINSMORE ASSOCIATES.
Experiências
• Consultor responsável pela área de vendas, criação e desenvolvimento de Treinamentos Experienciais e Programas de Desenvolvimento de Liderança, Gestores e Team Building, acumulando 07 anos de experiência em Outdoor Training;
• Desenvolvimento e aplicação de Jogos em Programas 6 SIGMA (Black Belts) para empresas;
• Desenvolvimento e aplicação de Desafios Experiências ao Ar Livre ;
• Desenvolvimento Pessoal (Transcendendo seus Limites II) para a empresa Núcleo Ser.
FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos)
• Docente na primeira turma da Escola de Liderança.
Hotel Fazenda Nosso Sonho
• 10 anos como Coordenador da equipe comercial e responsável por toda equipe de convenções e treinamento.
BURGUER KING (Londres–UK)
• Cleaner
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
• Participação no 5º CNP – Congresso Nacional de Psicologia;
• Formação de Focalizadores de Jogos com a Paula Falcão – KDP KEPLER Desenvolvimento de Potencial;
• Mentoring de Identidade – Núcleo Ser;
• Acreditando em Você – Instituto Tadashi Kadomoto – ITK.
• Entre outros cursos.
Fábio Santos
Flávia Kobal
Pós-Graduanda em Gestão Empresarial e Coaching pelo IBC – Business & Executive, Professional & Self Coach certificada e chancelada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), pelo Global Coaching Community (GCC), pelo European Coaching Association (ECA), pelo International Association of Coaching Institute (ICI), pelo Metaforum Internacional e Behavioral Coaching Institute (BCI); Mentora e Treinadora Comportamental com Certificação Internacional do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) em parceria com Center for Advanced Coaching (CAC); Consultora Comportamental DISC Assessment e 360°.
Palestrante e Trainer nas áreas Comportamental, Motivacional, Liderança e Empreendedorismo; Integrante do Ministério Lágrimas que Curam; Coordenadora Nacional da Companhia de Daniel; Idealizadora do Projeto As Filhas de Eva e Despertar.
Empresária, fundadora do Grupo Ahava. Exerce o cargo de Diretora Executiva e Coach. Atua com Coaching Executivo, de Equipes, de Alta Performance, entre outros. Como Coach já atendeu centenas de clientes, entre eles executivos de multinacionais, empresários e empreendedores.
Coautora do Manual de COACHING – um livro que se destacará na literatura sobre o tema. Será lançado em 08/2016 pela Editora Ser Mais, onde Flavia Kobal contribuirá com o tema Missão de Vida e Autorrealização.
Como consultora atuou em projetos para implantação de políticas de Recursos Humanos, treinamento e desenvolvimento de equipes.
Consultora Associada da Razão Humana em Projetos de Educação Corporativa, Coach, Desenvolvimento Organizacional, entre outras áreas de sua competência.
Atua na formação de treinadoras comportamentais e também em projetos para auxiliar pequenas empresas a se desenvolverem e expandirem seu nível de atuação.
Viagens internacionais:
EUA – Atlanta: ministrar um curso de inteligência emocional com carga horária de 72 horas.
Argentina, Itália, Israel, Egito.
Flavia Kobal
Psicólogo e Pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP);
Sustentabilidade no dia a dia – orientações para o cidadão – Fundação Getúlio Vargas;
MBA – Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM);
31 anos de experiência em Recursos Humanos nos subsistemas de R & S – Recrutamento e Seleção e T & D – Treinamento e Desenvolvimento, como consultor e profissional de diversas Empresas de porte;
Consultor associado da Razão Humana Consultoria, desenvolvendo e aplicando Programas de Treinamento nos seguintes temas: Desenvolvimento Gerencial, Administração do Tempo, Inteligência Emocional Atendimento a Clientes, Avaliação por Competências Vendas, entre outros;
Atua como Consultor de Recursos Humanos, elaborando, executando e acompanhando Programas de Treinamento em diversas organizações e de diferentes segmentos;
Realiza programas de treinamento “out door” e palestras;
Desenvolve e implanta projetos tais como: Avaliação de Desempenho, Avaliação de Potencial, Avaliação de Treinamento, Mudança de Cultura Organizacional, entre outros.
Elabora, desenvolve e aplica Dinâmicas de Grupo, Provas Situacionais e Instrumental Técnico em Programas de Treinamento e Situações de Seleção de Pessoal;
Desenvolvimento Gerencial e Liderança Situacional;
Levantamento de Potencial, Ciclo de Gestão, Administração de Tempo, Cultura organizacional e Gestão de pessoas, Vendas no varejo, Métodos e Técnicas de Benchmarking, PSS e Marketing básico;
Gerenciamento de Projetos, Análise e redesenho de processos e Arquitetura organizacional.
Waldemar C. Ferreira
Consultor Associado da Razão Humana Consultoria em Programas de Treinamento e Desenvolvimento de equipes. Atua com a Metodologia Experiencial há mais de 15 anos. É responsável pela avaliação técnica e de segurança das atividades high hope (atividades realizadas no alto elow ropes realizadas no chão).
Inúmeros cursos realizados em referência a atividade vivencial que desenvolve, entre eles: Básico de Pára-quedismo pelo COE – Comandos e Operações Especiais, e filiados à Confederação Brasileira de Pára-quedismo pela ADPM – Associação Desportiva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Formação de instrutor de Pára-quedismo pela Confederação Brasileira de Pára-quedismo.
Técnico de defesa pessoal na EEF-PM. Pronto Socorrismo pelo 1º GBS; Salvamento em Altura no 2º GBS; Operações Especiais em Aeronaves na VAS; Ações Táticas Especiais no GATE; Guerra nas Selvas pelo CIGS – EB do Amazonas; Reciclagem de Instrutores e adaptação para formação com velames retangulares (Acelerate Static Line), pela Confederação Brasileira de Pára-quedismo; Facilitador para Gerenciamento em Qualidade; Gerenciamento de Crises e ações em praças desportivas e locais de eventos de grande capacidade de público e Anti-Stress – diagnóstico e prevenção.
Atuou como Consultor da Dinsmore Associates na área de Treinamentos Experienciais de 1993 a 2007, logística de eventos e TEAL.
Experiência como Palestrante:
Palestrante na Jornada Técnica Pedagógica de Educação Física, pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o tema Re-educação Profissional pós-trauma ou acidentes ortopédicos.
Robson Custódio
Compõe o elenco de “Era Uma Vez”, espetáculo da “Cia Artística Casa das Artes” e é sócia do espaço Cultural Casa das Artes em Campinas, onde gerencia os cursos e ministra sua oficina de artes cênicas, assim como as técnicas circenses de tecido acrobático, trapézio e lira.
Dirigiu o espetáculo “Cabaret”, “Circo Encantado”, “Sherazade” e o espetáculo corporativo “Atitudes, reflexos na vida“, que é voltado para semana da SIPAT e Qualidade de Vida.
Faz parte do grupo artístico da Gestão & Arte, uma consultoria especializada em People Analytics, Gestão de Pessoas e Processos, onde atua com atriz e bailarina no Espetáculo Corporativo “Human Capital – o SHOW” (valorização do capital humano nas empresas), dirigido por Dani Calicchio e idealizado pelo Consultor Empresarial da Dom Cabral e Professor da Unicamp, o PhD Marco Silveira.
No link consta o vídeo demo do espetáculo – Human Capital O SHOW https://www.razaohumana.com.br/human-capital-o-show/
Em parceria com a Razão Humana Consultoria, desenvolve e/ou customiza seus espetáculos, entre outras ações artísticas, voltadas para a Semana da SIPAT, Qualidade de Vida, Meio Ambiente, entre outras.
Desenvolveu trabalhos de iniciação e formação teatral na própria academia onde se formou em 2001, Cena Hum, e estendeu estes projetos para a Fundação Cultural de Curitiba até o ano de 2006.
Ainda em Curitiba fez parte da Cia profissional “A Armadilha Cia de Teatro” atuando nos espetáculos adultos “Café Andaluz”, “Marias” e “Cia Farmacêutica Jackson & Jackson”. Em seu repertório estão “Minhas Criadas”, e “Enfim, o fim” na “Cia de Teatro São Genésio” de Hortolândia onde também direcionados ao público infantil estão “Um presente para Agatha”, “Com que chapéu eu vou” “Meu Polegar Verde” e “Toque de Mágica”, tendo nestes dois últimos, escrito, atuado e dirigido.
Participou como atriz e produtora em projeto de segurança junto a ONG “Criança Segura – Safe Kids Brazil”. Desenvolveu trabalhos para o público jovem como “Os Bons Morrem Jovens”, “Aquelas velhas canções”, atuando, dirigindo e produzindo.
Participou do elenco dos espetáculos “Há há hábitaris”(interativo), “Arlequim e seus dois patrões”(Commedia del’arte) e “Magia de Sonhar” (dança e acrobacias aéreas) do Theatro de Kaminda em Hopi Hari de 2007 à 2009.
É contadora de histórias e circense na Cia. Cultural Os Tonicos, da qual é sócia, desde 2009 através da qual realiza apresentações semanais em instituições públicas e privadas da região de Campinas e estado de São Paulo.
Fez parte do grupo de professores do Centro Cultural Casa de Joana em Hortolândia, sede da Cia de Teatro São Genésio, no período de 2009 à início de 2016. Onde atuou em diversos espetáculos, entre eles “A História da Caixa” e foi premiada como atriz no Festival Festar 2011 em Bernardino de Campos. É diretora de “Enfim, o fim” e “Anonimato e morte de Doralinda, linda por demais, linda de frente e linda de trás”.
Canta e atua nos mais recentes espetáculos do grupo Último Tipo como “Rio que passa lá”, “A fada das Formas e a Máquina da Preguiça”, “O treco da pata choca” e “Animambembe”, passando a integrar este grupo desde 2015.
Realiza números de acrobacia aérea, com treinamento iniciado na “Circocan – International School of Circus” em Curitiba, e posteriormente, continuados em Barão Geraldo com família tradicional circense (Família Brede). Destaque para “Triplo Tango”(trapézio triplo), “Índia”(tecido em gota), “Infinito”(lira dupla) e “Sweet Dreams”(trapézio fixo) dirigidos por Alex Brede, da Cia. Do Circo, onde treinou de 2008 à dezembro de 2016.
Trabalha como dubladora nas casas de dublagem “Up Voice” e “Dubbing Company” em Campinas.
Entre em contato com a Razão Humana Consultoria e agende um call para conhecer as opções de trabalhos que podemos oferecer sobre a direção da Lya Bueno. Incluindo a arte nos conteúdos de T&D, RH, semana da SIPAT, qualidade de vida e meio ambiente.
Lya Bueno
Prof. Universitário em cursos de Gastronomia e Pós-Graduação e especialista em cursos de gastronomia.
Chefe de cozinha formado pelo Senac Campus Águas de São Pedro;
Trabalhos no exterior no hotel JW Marriott Desert Ridge Resort & Spa, na cozinha de banquetes, experiências como consultor em alimentos e bebidas para hotéis, bares, restaurantes e buffets há 15 anos.
Chef Henrique M.
Mestre, Mentora e Palestrante
Com 21 anos de experiência como mentora em Comunicação Empresarial Estratégica e Argumentação, e com mestrado em Linguística pela renomada Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Laila Vanetti é reconhecida por desenvolver um trabalho único, transformador e de alto impacto.
Empresas de renome, como Raízen, Vale, Petrobras, Monsanto, CNAC, Tigre, COOB, Jacto, Bosch, entre outras, bem como instituições como Unicamp, Fundação Dom Cabral, CGU, Coren, ANATEL, ANP, INPE e TCU, e associações como Secovi, Cecresp, Aberje e Seconci, têm confiado em sua expertise.
A missão de Laila Vanetti é capacitar profissionais na habilidade da comunicação empresarial de forma dinâmica, leve e interativa.
Diferencial
Laila Vanetti é uma referência em Comunicação voltada a resultados. Seus anos de estudos e experiência acadêmica a levaram a criar um método ambicioso e simples que se destaca por gerar resultados sólidos em Comunicação no mundo corporativo.
Saber convencer, conseguir persuadir, planejar uma apresentação poderosa, conhecer a linguagem das vendas, redigir relatórios coerentes, escrever de forma clara e sem erros é o que todo profissional almeja… e que Laila Vanetti entrega com competência e leveza.
Além disso, sua metodologia interativa e dinâmica tem sido um sucesso entre os profissionais que buscam uma capacitação eficaz e prazerosa na área de comunicação empresarial. Laila Vanetti oferece soluções criativas, incluindo a gamificação, que ajudam a tornar o processo de aprendizagem ainda mais efetivo.
Alguns temas de Palestras
- “Comunicação eficaz: domine a arte da argumentação, persuasão e apresentação”
- “Redação Empresarial: alinhando mensagem, tom e ação”
- “Apresentações Poderosas”
- “Construindo argumentos poderosos para a comunicação corporativa”
- Diálogos de Poder para Mulheres
- “Habilidades de persuasão para negociações bem-sucedidas”
- “Influência e persuasão: como alcançar o sucesso nas negociações”.
- “Desvendandos os mistérios da comunicação efetiva!
- “Liderança e comunicação: como inspirar e motivar equipes”
- “Comunicação assertiva: transmitindo mensagens claras e objetivas”
- “Comunicação em situações de crise: preparando sua empresa para o imprevisível”
- O Bom Combate: A arte de defender ideias
- “Comunicação e gerenciamento de conflitos: soluções eficazes para situações desafiadoras”
- “Diálogos de Poder: O Método dos 3 SIMs”
- “Persuasão em ação: aplicando conceitos em situações do dia a dia empresarial”
Esses são alguns exemplos: o tema e o título da palestra podem ser ajustados de acordo com a necessidade e o público-alvo específico. Laila Vanetti como consultora especialista em Comunicação, Liderança, Argumentação e Persuasão pode oferecer soluções personalizadas para atender às necessidades de sua empresa.
Conheça mais sobre Laila Vanetti
- Linguista, Formada na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, e com mestrado em Linguística pela mesma instituição, especialista em análise do discurso é Mestre em Comunicação Corporativa, Argumentação e Persuasão.
- Founder, Diretora e empresária, fundou a Scritta Cursos e Consultoria em 2001, empresa especializada no desenvolvimento de Capacitações e Treinamentos Corporativos.
- Diretora e Co-Fundadora da Publiweb Marketing Digital; Agência de Marketing Digital com foco em ações de marketing utilizando ferramentas e plataformas de web 2.0. Além disso, consultoria em Marketing Digital para pequenas, médias e grandes empresas de todo o país.
- Creator, Laila desenvolveu cursos que são um grande sucesso de vendas como: Redação Empresarial 3.0; Copyinsider; Ortografia Prática; Argumentar e Persuadir; Comunicação Efetiva, entre outros.
- Escritora, a sua mais recente produção deverá ser publicada ainda nesse ano e abordará o seu método revolucionário que une argumentação e persuasão.
- Colaboradora emérita do exército brasileiro, no dia 24 de julho de 2012, Laila Vanetti recebeu o diploma de colaboradora emérita do Exército Brasileiro. A honraria se deu pelos relevantes serviços prestados à Instituição.
- Conferencista de grandes eventos nacionais e internacionais como na CampusParty Brasil e na Câmara do Comércio Belga em Bruxelas.
Destaques na Mídia
Confira destaques na imprensa, com diversas entrevistas concedidas e publicações de matérias.
Laila Vanetti
Pós-graduado em Consultoria Organizacional, (UFRGS/RS), Gestão em Negociação (ESPM/RS), MBA em Gestão Empresarial (FGV/SP), Especialização em Marketing (ESPM/SP), Estratégia e Excelência Empresarial (FDC – Fundação Dom Cabral/SP).
Colaborador ativo da Exame.com, Revista Gestão e Negócios, entre outros veículos. Apresentador de Talk Show, articulista de Rádio. Conselheiro da Viking networking e mentor do movimento Fora da Caixa – bussines & negócios, presentes em 9 cidades no estado de São Paulo.
Executive Leader Coaching, Master Mentoring, Trainer & Coach Kahler Brasil, Leadership Abilities and Building High Performance Teams – Rockford College – Illinois, USA, Palestrante de Liderança e administrador de empresas.
Docente em MBA nos Cursos: Gestão em T.I., Gestão em Marketing e Inteligência Competitiva; Gestão em Recursos Humanos e Negócios. Incluindo aulas para plataformas de EAD e cursos EAD para o Mercado no geral.
Matérias que ministra: Executive and Leader Coaching; Gestão do Conhecimento; Gestão da Avaliação de Desempenho.
Focado em Líderes de alta performance, processos de mentoria e sucessores.
Consultor e mentor internacional, associado da Razão Humana Consultoria. Atua em vários projetos de consultoria, mentoria para alta liderança, planejamento estratégico, área comercial, liderança de alta performance e inovação.
Viagens internacionais onde atua como palestrante e mentor para acompanhar grupos de estudos de novos negócios, principalmente empresas que estão expandindo para outros países. Atualmente está desenvolvendo um projeto nos EUA, com atendimento em Orlando, Fort Lauderdale, Miami, entre outras cidades. Incluindo trabalhos em universidades, grupos de empresários brasileiros que estão há mais de 20 anos no país, agenda com o prefeito de Orlando e com o presidente da Câmara de Comércio Brasil e EUA.
Ao todo, são mais de 22 anos de vivência no mercado corporativo, multinacionais de consumo e serviço. Como empresário, Henri já esteve no comando de negócios de varejo de alta complexidade, luxo e commodities. Sua meta é gerar riqueza e fazer a diferença positiva na vida e carreira dos Líderes.
Escritor, colunista e autor de vários livros.
Experiência de mais de 7 anos nas empresas GRABER e SIEMENS, no segmento de Segurança e Vigilância, onde atuou como gestor regional no Sudeste e Sul do país.
Presta serviços de consultoria, assessoria e mentoria para empresas de diversos segmentos em âmbito nacional, incluindo o ramo de agronegócios e varejo.
Clientes do segmento de agronegócios: Brasília alimentos, Usina açúcar e álcool Jacarézinho, Rosalito, usina açúcar e álcool Dacalda, Pioneiro Alimentos, SENAR – serviço Nacional de aprendizagem rural.
Algumas empresas atendidas:
Vitamedic; Johnson & Johnson; Bayer; PreviBayer; Siemens; Vitamedic/Grupo José Alves; Todeschini; Criare; Etapa ensino; Fiat; Nissan; Unimed; Decabrón; Chillis; Solito; Frutap; Nissan; Nutrimental; Nestlé; Weidmuller; Arosco Massas, Yoki, Certano, JR Diesel, Graber, Construcasa, Manole Educação, CIESP, Sebrae, SENAR/PR, Porto Seguro, entre outras.
Professor em MBA na UNIVEM – Marketing de Varejo, onde já atuou e atua em consultoria e mentoria para áreas: restaurantes, lojas de roupas, cafeterias, padarias, clínicas, estéticas, imobiliárias, joalheria, óticas, escritórios de advocacia, escritórios de contabilidade, agências de marketing e escritórios de arquitetura.
Áreas de atuação:
Atua como mentor para presidentes, diretores e líderes.
Atua como consultor organizacional em várias áreas de atuação.
Palestrante com os temas:
- Treinamentos diversos;
- Liderança Hashi no Mundo V.U.C.A;
- O que podemos aprender com a Cultura Internacional?;
- Gestão de Equipes;
- Equipe de Alta Performance;
- Negociação;
- Marketing Estratégico & Vendas;
- Gestão de Pessoas;
- Vendas / Varejo / Telemarketing;
- Atendimento ao Cliente;
- Motivação e Engajamento;
- RH Estratégico e Sustentável;
- Como se Tornar um Faixa Preta na Liderança (Henri é faixa preta no Karatê) ;
- Liderança, por que alguém te seguiria?;
- Liderança e Gestão de Equipes;
- Planejamento & Gestão de Tempo;
- Gestão do Tempo;
- Planejamento Estratégico;
- Negociação Inteligente;
- Marketing Pessoal & Oratória;
- Técnicas de Vendas;
- Análise de Perfil de Cliente;
- Marketing e Mercado;
- Marketing Pessoal e Automotivação;
- Administração do Tempo;
- Inovação.
Consulte-nos para outros temas e trabalhos.
Henri Cardim
Consultor associado da Razão Humana Consultoria. Coach, Co-fundador do Instituto POTENTIATE (www.potentiate.com.br), palestrante, membro fundador da Companhia do Coaching, Coautor dos livros: Você vai ficar sentado aí?; Fator E – O Empreendedorismo como forma de Transformar Pessoas e Empresas.
Formação: Professional e Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Certificação Internacional Points Of You – Creative Tools for Training & Development (Coaching Game), Certificação Líder Coach pelo Instituo Rosa Mestre, Certificação Analista 360° pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Certificação Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Leader Coach pelo Behavioral Coaching Institute, Certificado de Extensão Acadêmica Professional e Self Coach pela Faculdade Monteiro Lobato, Practitioner de PNL pela Actius Consultoria e, Desenvolvimento e Liderança, Auditor Interno da Qualidade ISSO 9001:2008 pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO, Hipnologia pelo HIPNOBR – Instituto de Estudos da Hipnose.
Atividades: Apresentou no III Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UCDB o trabalho “A Influência do Coaching na Carreira do Indivíduo e os Desdobramentos em sua Vida Particular”, elaborou programa objetivando fortalecer o sentimento de equipe buscando elevar o grau de comprometimento nos processos internos, na elevação da autoestima e no motivacional das equipes de Navegação e Tráfego Aéreo das EPTA Campinas e Guarulhos da INFRAERO, elaborou um programa de desenvolvimento e melhoria da qualidade do IFH (Índice de Fator Humano) na prestação do serviço de Tráfego Aéreo, onde foram trabalhados os seguintes temas: Comunicação, Relacionamento Interpessoal, Motivação, Processo Decisório, Gerenciamento de Conflito e Estresse, Consciência Situacional e etc., elaborou programa voltado para a valorização do trabalho em equipe, do gerenciamento do estresse e da conscientização situacional nos órgão de Controle de Tráfego Aéreo, elaborou os processos de Coaching em grupo: Maximus – A Chave Do Meu Sucesso! Processo de Life Coaching que objetiva: promover o autoconhecimento; Identificar as crenças limitantes e aprender como superá-las; Desenvolver a inteligência emocional; Melhorar a qualidade de vida; Potencializar o crescimento pessoal e profissional; SMART LÍDER – Treinamento de capacitação e potencialização para líderes que objetiva: Melhorar o desempenho dos seus comandados aumentando, assim, os resultados positivos da equipe, da empresa e dos negócios; Aumentar o nível de responsabilidade individual e o comprometimento com as estratégias propostas pela empresa; Desenvolver a capacidade de planejamento, de comunicação, de delegação e a autoconfiança; Levar líderes a aumentarem seu campo de visão, desenvolverem o foco nos objetivos e metas e a capacidade de criar estratégias; Interpretar e explorar os talentos individuais da equipe; Ter maior controle do tempo e das relações interpessoais.
O Melhor da Vida – Processo de Coaching de Transição para a Aposentadoria que tem por objetivo: Capacitar os indivíduos para essa nova etapa da vida; Promover o autoconhecimento; Identificar o momento atual da vida de cada Coachee; Desenvolver a inteligência emocional para entender o novo momento da vida; Capacitar o Coachee a descobrir novos valores e sentidos para sua nova vida; Auxiliar na elaboração de um projeto de vida pós aposentadoria; Fornecer através dos nossos parceiros, orientações e dicas para que o Coachee viva uma aposentadoria na sua plenitude; Despertar a necessidade de buscar uma atividade que permita ao futuro aposentado uma ocupação prazerosa e também rentável; Orientar os mesmos da necessidade de um suporte financeiro independente da previdência social (INSS).
Realizou trabalho voluntário na ASCULCI – Associação Cultural e Civil – junto a famílias de Dependentes Químicos, buscando transformar e conscientizar os familiares do DQ de sua fragilidade e necessidade de apoiá-los no seu tratamento, empregando o Coaching e a PNL neste processo.
Mauricio Santucci
Advogado, Administrador, Consultor e Palestrante
Oficial do Exército Brasileiro (Major R/1), Advogado (Direito Administrativo, Público, Militar, Civil) Administrador de Empresas, especializado em Administração Pública, Financeira e Orçamentária, Pós Graduado em Administração Pública com Ênfase em Gestão Pública, Especializado em Licitações Públicas, Consultor e Palestrante
Mais de 33 anos dedicados à Administração Pública Federal, responsável por processos licitatórios e contratos, palestrante e consultor. Há 09 anos atua no mercado Privado e Público atendendo Empresários e Administradores Públicos.
Como responsável por licitações públicas e contratos administrativos de várias Unidades Militares do Exército Brasileiro, realizou o primeiro processo de Pregão e Pregão Eletrônico do Comando Militar do Sudeste (Estado de São Paulo), organizou e estruturou a primeira Seção de Licitações Aquisições e Contratos do Exército Brasileiro (SALC) na Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx, auxiliou na montagem de cursos e treinamentos da 2ª Inspetoria Contábil e Financeira do Exército (2ª ICFEx) localizada em São Paulo quando todas as Unidades Militares do Estado de São Paulo foram visitadas, auxiliou a organização e implantação das SALC em vários Unidades do Exército. Estabeleceu relevantes relações junto à Receita Federal onde ministrou palestras e cursos para Capacitação de Servidores Públicos em Comissões Especiais de Licitações e Capacitação Técnica para Pregoeiros e Sistema de Registro de Preços – SRP. Participou, como convidado, da ambientação dos novos Servidores Públicos, promovido pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, na cidade de Campinas, na qualidade de Palestrante.
Cursou a Escola de Administração do Exército – EsAEx, em Salvador BA, única escola no Brasil que, mediante concurso público, recebe profissionais já graduados com a finalidade de realizar o Curso de Oficial do Exército Brasileiro Especializado em Administração de Empresas, Direito e Magistério. Anualmente disputam, em média, 20 (vinte) vagas para o citado estabelecimento de ensino, para um universo de concorrência superior a 100 (cem) candidatos por vaga. Nesse Estabelecimento de Ensino Militar, o Oficial Aluno, recebe conteúdo sobre a Gestão Pública Federal e, também, realiza visitas de intercâmbio com Órgão Públicos Civis e Militares.
Em 2009 e 2010, fez parte da Equipe de Logística do Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve – 11ª Bda Inf L, localizada em Campinas / SP, para a Missão de Paz Brasileira no Haiti. Nessa missão, foi responsável por todas as licitações e contratos (manutenção de instalações militares, áreas de treinamento, fardamentos, equipamentos, armamentos, munições, cursos de inglês, francês e creole, transporte de tropa para Campinas/Haiti/Campinas, alimentação, saúde, exames laboratoriais, equipamentos de segurança pessoal, coletes balísticos, capacetes balísticos, viaturas administrativas e operacionais e demais necessidades da missão). Foi condecorado com a Medalha do Pacificador (Relevantes Serviços Prestados ao Exército Brasileiro).
Como Advogado, presta consultoria jurídica para Empresas Privadas e Públicas, atuando em Direito Administrativo, Publico, Militar e Civil. Realiza Sustentações Orais em Tribunais de Justiça. Avalia Editais de Licitações (para empresas privadas) fazendo análise de sua legalidade, propõe impugnações e recursos, bem como atua em todas as fases de licitações em todas as modalidades previstas em legislação pertinente.
A Razão Humana Consultoria é responsável pela parte comercial dos serviços do William Amaral. Entre em contato e saiba mais sobre como nós podemos contribuir com a sua empresa.
(55-19) 3231 0491 / 99117 7089 WhatsApp
William Amaral
Passou seis anos fora do Brasil como experiência internacional, trabalhou em Greensboro – NC – USA – como gerente de produtos, em Basiléia – Suíça, como gerente de produtos em nível mundial e em Portugal como Diretor de Marketing.
Nos últimos dez anos tem atuado como consultor na área da Gestão Estratégica do Capital Humano, em Treinamento e Desenvolvimento Gerencial, utilizando também a metodologia da Educação Experencial.
É professor em nível de MBA e pós-graduação nas universidades: Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, Faculdade Trevisan, PROVAR – IA-FEA e IBES – Instituto Blumenauense de Ensino Superior para os módulos de Gestão do Capital Humano/Comunicação Empresarial e Gerenciamento de Projetos Fundação Getulio Vargas. Escreve freqüentemente artigos para o Insight MVC e outras publicações brasileiras. Fluente nos idiomas Inglês e Espanhol.
Experiência profissional e complemento do currículoEm sua carreira destacou-se em cargos de direção, gerência, supervisão, área comercial, com forte atuação em negociações.
Trabalhou por quase 25 anos na Divisão de Agribusiness da Ciba Geigy Química S/A (após a fusão com a Sandoz tornou-se Novartis e atualmente Syngenta após a fusão com a AstraZeneca) onde ocupou os seguintes cargos:
Área Comercial
Professor dos cursos de MBA – Gestão de Projetos da Fundação Getulio Vargas – RJ para o Capitulo 9 do PMBoK (PMI) – Gestão dos Recursos Humanos para as localidades de Manaus, Niterói e Belém do Pará.Representante Técnico de vendasResponsável por todas as atividades da área comercial e marketing da região da Nova Alta Paulista (SP) e por um faturamento de US$ 1,5 milhões ao ano.
Supervisor de VendasResponsável por todas as atividades de vendas e marketing e da liderança de 4 RTVs em todo o Estado do Mato Grosso do Sul, responsável pelo faturamento de US$ 7,5 milhões.Coordenador de equipe de VendasPara os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Triangulo Mineiro e toda a Região Sul do Brasil, com uma equipe de 36 colaboradores e um faturamento de US$ 86 milhões.
Marketing Coordenador de treinamento técnico e administrativo. Criador e implementador dos Cursos Práticos de Técnicas de Vendas, Técnicas de Liderança, Técnicas de Comunicação. Membro do comitê internacional de T&D, Treinador para a América Latina e Portugal para os cursos de técnicas de vendas e liderança.Coordenador da pesquisa de mercado e do relatório anual sobre o mercado de defensivos agrícolas no Brasil.
Apresentado anualmente à matriz em Basel – SuíçaGerente de produtos – Inseticidas e Fungicidas. Responsável pelo lançamento dos principais produtos da época. O lançamento do produto Tilt Trouxe o resultado de 63% de market share no primeiro ano de mercado e um faturamento de US$ 42 milhões.
Gerente de grupo de produtos – Todos os inseticidas e fungicidas da empresa, trabalhados com uma equipe de quatro gerentes de produto.Gerente de marketing em nível nacional. Área de Logística e SuprimentosGerente de Departamento – Responsável por uma equipe de 12 colaboradores que por sua vez, responsável por todas as operações de planejamento e execução das operações de compras nacionais (US$ 15 milhões) e importação (US$ 61 milhões), planejamento da produção, gestão do inventário.
Área da Gestão da QualidadeGerente do Departamento – Responsável pela implementação do software integrado BPCS (Business Plan Control System) e pela implementação de todas as ferramentas da qualidade bem como seu treinamento específico. Líder de projeto MRP-II (Manufacturing Resource Planning). Auditor mundial para o MRP-II. Área da Gestão dos Recursos HumanosDiretor de Recursos Humanos (nível Brasil)Diretor de Recursos Humanos (América Latina).
Experiência no exterior
Gerente de Produtos – USA Greensboro NCGerente de Produtos – Suíça – Basiléia (nível mundial)Diretor de Marketing – Portugal – Lisboa (nível nacional) Atividades acadêmicasProfessor dos cursos de MBA – Gestão de Projetos da Fundação Getulio Vargas – RJ para o Capitulo 9 do PMBoK (PMI) – Gestão dos Recursos Humanos para as localidades de Manaus, Niterói e Belém do Pará.
Professor do curso de Mestrado profissionalizante em Economia e Gestão da Saúde na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – São Paulo), para os módulos de Gestão e Desenvolvimento do Fator Humano e Gestão da Qualidade.
Professor do curso de MBA Economia e Saúde da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – SP) para os módulos de Gestão e Desenvolvimento do Fator Humano e Gestão da Qualidade.Professor do Curso de Capacitação para Docentes e Pós-graduandos da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – São Paulo) para os módulos de Liderança, Motivação e Modelos Avançados de Gestão de Pessoas.
Professor do curso de Mestrado em Economia e Gestão da Saúde na Faculdade Estadual e Federal de Medicina de Alagoas (convenio UNIFESP) para os módulos de Gestão e Desenvolvimento do Fator Humano e Gestão da Qualidade.Professor do curso de MBA – Gestão Empresarial da Faculdade Trevisan para o módulo de Team Building.Professor do Curso de MBA – Gestão Empresarial – Faculdade Trevisan em convênio com o IEL – Cuiabá para os módulos de Team Building e Liderança.Professor do curso Gestão do Esporte e Gestão da Indústria da Alimentação da Faculdade Trevisan para o módulo de Team Building.
Professor dos cursos de MBA do IBES – Instituto Blumenauense de Ensino Superior para os módulos de Gestão com Pessoas, Gestão da Qualidade e Administração de Vendas.Coordenador Portal IBES de Soluções Integradas; responsável pela criação e implementação dos cursos de extensão universitária, treinamento & desenvolvimento e consultoria empresarial para o Estado de Santa Catarina do IBES.
Premiações
No ano de 2000 foi agraciado com o Premio Destaque de RH, oferecido pela Revista Gestão&RH pelo seu trabalho e tratamento digno a 120 colaboradores demitidos quando do fechamento de uma unidade fabril.
Mauro Ribeiro
Formada em Psicologia pela UNESP (Assis/SP), com Mestrado em Gestão de Pessoas pela Bournemouth University/UK, Gestão de Projetos pela FIA/USP – PR, Pós-graduada em Gestão e Marketing pela FAFI/EMBRAP – PR.
Possui especialização Internacional em Coaching e Mentoring pela Oxford Brookes University, em parceria com Oxford Coaching and Mentoring Institute (OCM) e CIPD, na Inglaterra, tendo como base metodologica o “Appreciative Inquire”. Obteve também conhecimento sobre técnicas de Team Coaching e Tomada de Decisão. É membro do Charter Institute of Personnel and Development (CIPD) e da Association for Coaching (AC), ambos na Inglaterra.
Especialista Emocional formada pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie).
Participação em congressos de Desenvolvimento como CONARH e CBTD no Brasil e Congressos de Coaching e Desenvolvimento Profissional na Inglaterra.
Autora dos artigos “O que o RH precisa dominar sobre Coaching” e “Quem nunca procrastinou, que jogue a primeira pedra”, ambos disponíveis em sua página do linkedin https://br.linkedin.com/in/elisaguarido.
Possui Inglês fluente e Espanhol Intermediário, para comunicação escrita e falada.
Experiências Profissionais
Sólida experiência em todos os subsistemas de Recursos Humanos, de perfil empreendedor, iniciou sua carreira prestando serviços como autônoma para empresas variadas no interior de SP, atuou na Inglaterra como Consultora interna de RH, e ao seu retorno ao Brasil em 2010 assumiu projetos e posições de gestão como RH/DHO interino em várias empresas, internacionais e familiares. Suas experiências lhe proporcionaram o desenvolvimento de uma visão sistêmica do negócio, abrangendo não só da área de gestão de pessoas, mas assim como um maior entendimento da Cultura e necessidades de seus clientes.
Atuação com desenvolvimento de lideranças, Coaching (em inglês e português), avaliação de desempenho, avaliação de perfil profissional para identificação de talentos e formar o Pipeline de Liderança das empresas, Calibragem de Talentos e Planos de Sucessão.
Participação em treinamentos de Desenvolvimento de Liderança, Lider-coach, Administração de Conflitos e Stress, Programa de Avanço de Carreira, Mudança Organizacional, Relações Trabalhistas, Análise Transacional, Assertividade, Comunicação Efetiva, Relacionamento interpessoal, Coaching, Inteligência Emocional, entre outros.
Como consultora autônoma e através de outras consultorias, Assessorou empresas, nacionais e multinacionais, tais como: ISDIN, Prati-Donaduzzi, CH2MHill, Claro, CPFL, COSAN, IBBL, Irmãos Fischer, Todeschini, Lanxess, Soufer, Corso, Cervejaria Malta, Usina São Fernando, Grupo Nova América, Banco de Invetimento JPMorgan UK, Continental, Grunenthal, Sigwerg, Brasil Kirin, entre outras.
Alguns Projetos:
Participação em projetos de implantação de programas de Coaching e Mentoring, atuando como tal; coordenação de programas de trainees; desenho e implementação de projetos da área de DHO; processos de M&A; implantação de novos sistemas de RH; gestão da mudança e Cultura organizacional, Mobilidade, Gestão por Competências; implementação de entrevistas de desligamento e RH online.
Associações:
Membro do Charter Institute of Personnel and Development (CIPD) e da Association for Coaching (AC), ambos na Inglaterra/UK; Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP).
Viagens Internacionais
Residiu quase onze anos na Inglaterra e durante este período teve a oportunidade de conhecer países como Escócia, Irlanda, Espanha, Suíça, Portugal, França, Hungria, Holanda, Bélgica, com foco no conhecimento de diferentes culturas e trocas de experiências.
Elisa Guarido
- Doutor em Sistemas de Gestão, mestre e engenheiro, é professor desde 1994 em cursos de Doutorado, Mestrado e MBA´s (UNICAMP, PUC-Campinas, IBMEC, UNIFACCAMP entre outras);
- Experiência como executivo em Multinacional, Centro de Pesquisas e Faculdades, tendo fundado e dirigido duas empresas próprias;
- Pesquisador “alta produtividade” do CNPq em desenvolvimento tecnológico e inovação (desde 2012), já coordenou 15 projetos inovadores financiados por organismos de fomento;
- Professor e consultor associado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Estratégia, Inovação, Pessoas e Processos;
- Consultor, Mentor e Palestrante especialista em People Analytics; já auxiliou dezenas de empresas em diversas áreas da gestão;
- Supervisionou pós-doutorados, orientou 36 mestrados e dirigiu 32 bolsistas de desenvolvimento tecnológico;
- Foi membro do Comitê de Governança Corporativa da Termomecânica S.A.;
- Implantou e coordenou grandes projetos nacionais envolvendo dezenas de organizações entre empresas, Ministérios Federais, Universidades, Centros de pesquisa, Agências reguladoras, BNDES, Sistema S entre outras;
- Implantou uma Faculdade, dois Cursos de Graduação e o curso MBA em Gestão Universitária;
- Implantou e coordena o GAIA-CTI/“Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em organizações”;
- Cofundador da “Arte e Gestão – Conhecimento, Tecnologia, Gestão e Arte”, líder nacional em People Analytics, onde já desenvolveu 14 processos empresariais além de diversas assessorias e consultorias empresariais;
- Idealizador do Espetáculo Corporativo Human Capital – o SHOW;
- Implantou a Faculdade XV de Agosto (Socorro – SP), cursos de graduação e cursos MBA;
- Presidente da UBEM/”Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã” (desde 2015);
- Desde 2011 publicou 25 artigos em revistas científicas, organizou 6 livros, escreveu 15 capítulos de livros e 61 trabalhos em congressos.Visite o site da Gestão & Arte – Soluções em People Analytics https://www.gestaoearte.com/
Marco Silveira
Soluções
Com soluções focadas em produtividade e lucratividade. Além disso, os consultores utilizam-se de metodologias que facilitam a retenção dos conteúdos e aplicação no dia a dia. Foram mais de 15 000 participantes em nossas atividades, sejam de consultoria ou de treinamentos. Fale conosco!