Inteligência Espiritual para Lidar com o Covid-19
Por Helena Ribeiro 03/2020
Empresários e colaboradores, sempre estiveram comprometidos com melhores resultados para se manterem competitivos. E de repente, o mundo entra em standby com a pandemia do Coronavírus. Onde passamos a viver literalmente no Mundo V.U.C.A. E agora? Como sobreviver? Eis o grande desafio da humanidade em como agir, sentir, pensar, reagir etc. Afinal, devo ser mais racional? Emocional? Ou espiritual?
Evolução das Inteligências
Dada a importância nas pesquisas sobre evolução das inteligências na humanidade, em 2000, a física e filósofa norte-americana, Danah Zohar, publicou um livro sobre quociente espiritual. O “QS – Inteligência Espiritual”, também conhecido como a terceira inteligência.
O trabalho da Dra. Zohar tem base científica e junto com outros cientistas, identificaram no cérebro humano (nas conexões neurais nos lobos temporais), um um ponto que aciona a necessidade humana na busca do “sentido da vida”. Este ponto foi denominado “Ponto de Deus”, que através de escaneamentos feitos com topografia de emissão de pósitrons, os cientistas mostraram que a área se iluminava toda vez que os pacientes discutiam temas espirituais. Ou seja, “O Ponto de Deus” mostra que o cérebro evoluiu para fazer perguntas existenciais, em busca de sentidos e valores mais amplos. Um novo olhar com os olhos da alma!
Segundo Dra. Zohar, a Inteligência Espiritual (QS) é a base para que as demais inteligências – Intelectual (QI), Emocional (QE), entre outras, operem de modo mais equilibrado, tornando o ser humano uma pessoa espiritualizada e mais preparada para a vida.
Portanto, vários pesquisadores afirmam que pessoas que tem o QS desenvolvido são consideradas espiritualizadas, vibrantes e conseguem ressoar seu entusiasmo – independente de religião ou posição social. Obtêm a excelência pela capacidade de estabelecer conexão emocional com os outros, utilizando suas atitudes e habilidades. Assim como empatia, solidariedade, compaixão, gratidão entre outras. E que os seres humanos, devem se valer destas informações para desenvolver o QS e se tornarem seres humanos melhores, principalmente em momentos de tantas incertezas e crises, como este que estamos vivendo com a pandemia.
Atitudes de pessoas espiritualizadas
Suas palavras condizem com suas ações e distinguem entre religiosidade e espiritualidade. Não polemizam assuntos sobre crenças e religião, com muitas pessoas radicais que querem impor suas opiniões como pura verdade. Em suma, existem muitos espiritualistas que não são religiosos, como existem muitos religiosos que não são espiritualistas.
Exemplos de pessoas espiritualizadas
Ao longo da história surgiram grandes líderes com alto grau de QS. Entre eles: Jesus Cristo, Gandhi, Dalai Lama, Nelson Mandela, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, Princesa Diana, Betinho, entre tantos outros.
Todo ser humano pode ser espiritualista?
Há pessoas que já nascem com esta competência, o que as torna um ser humano diferenciado. Outras em sua maioria podem desenvolver, mas infelizmente nem todas conseguirão. Os caminhos não são simples, transcende o conhecimento técnico, a forma de convívio com as pessoas e a sociedade. É preciso entrar em contato com seu “eu interior”, “virar a lupa para dentro” e rever suas atitudes, comportamentos, palavras, e principalmente, encontrar um canal direto com seu “Deus interior”. Por fim, buscar o equilíbrio entre as inteligências: QI, QE, QS e as demais, para encontrar uma luz, que nos guiará para nos tornarmos seres humanos melhores. Principalmente, durante e pós o Covid-19.
Inteligência Espiritual nos Negócios
Dentro das organizações há muitos profissionais com o QS elevado, mas nem sempre conseguem disseminar para seus colegas. Afinal, ainda existem empresários que ainda não valorizam o QS como uma importante competência a ser desenvolvida e/ou aperfeiçoada no time. Porém, durante e depois da pandemia do Covid-19, acredito que o QS passará a ter o seu valor dentro das empresas e na sociedade.
Inteligência Espiritual em destaque
Como os estudos e pesquisas sobre o QS têm aproximadamente duas décadas, ainda são poucos os autores escrevendo sobre sua importância na vida, nas empresas e na sociedade. Porém, eu acredito que este cenário esteja mudando com o Covid-19 e vai continuar pós pandemia.
Venho pesquisando a importância do QS desde 2002, incluindo entrevistas para jornalistas, espiritualistas, apoios em TCC, leituras, reuniões de grupos de estudos sobre a importância do QS na vida e nas organizações.
Nos últimos anos 15 anos, tenho incluindo a competência do QS em alguns treinamentos, onde abordo a sua importância no perfil profissional e estimulo as pessoas a potencializarem a sua inteligência espiritual.
Hoje, 25/03/2020, é o quarto artigo que escrevo sobre QS e acredito que este terá uma repercussão superior aos anteriores devido aos efeitos emocionais que estamos vivendo com a pandemia, e principalmente, as suas consequências. Portanto, acredito que teremos nos próximos anos uma valorização da Competência do QS nas organizações, na família e na humanidade. Assim espero!
Concluindo, nós estamos com a saúde emocional abalada, ondas de medos nos acercam, incertezas, entre tantas outras sensações ruins que vem afetando o mundo. Portanto, precisamos fortalecer os laços da humanidade e nos unirmos espiritualmente para combatermos o pânico e o estresse. Afinal, eles podem se alastrar para todas as classes sociais e encontrar nas pessoas não espiritualizadas, o seu melhor hospedeiro. Portanto, cabe a cada um potencializar o seu QS e juntos empoderarmos o nosso “o Ponto de Deus” para experienciarmos uma nova dimensão da vida humana.
Sobre Helena Ribeiro
Pós-Graduada em Gestão Estratégia Global de Negócios, pelo INPG – Bacharel em Adm. Empresas – PUCCAMP, Mestrado em andamento/UNICAMP sobre indicadores em T&D/RH, formação em Coaching Executivo, analista DISC e mentora QEMP.
Empresária, fundadora da RAZÃO HUMANA Consultoria. Atua como Executive Coach, Consultora Sênior, Palestrante, Escritora e Colunista.
Carreira profissional desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais, ocupando diversos cargos.
Autora do e-Book: Oito Competências do Profissional Águia
Autora do livro: VOCÊ, a Águia e a Natureza – O Despertar Experiencial do VOCÊ S.A.
Coautora dos livros: O PODER DO OTIMISMO e dois Manuais de Coaching, todos pela editora Literare.
Blog: Autobiografia Helena Ribeiro
CONTATOS
19 3231-0491 / 19 99117-7089 WhatsApp