Offboarding
Um benefício em momentos difíceis
O offboarding é um termo em inglês, que propõe o desligamento seguro de um colaborador, independentemente dos motivos. É ainda pouco utilizado no Brasil, mas vem crescendo no mundo empresarial. Ele apoia todas as etapas do processo de desligamento de forma transparente e cuidadosa.
Este programa vem sendo utilizado especialmente por empresas que necessitam reduzir o quadro de colaboradores, em função de fusões, aquisições, privatizações, fechamento de filiais, queda de produção, entre outros motivos. Ou mesmo em situações que gerem grandes mudanças e incertezas. Portanto, implantar um programa de Offboarding, minimizará os impactos indesejáveis deste delicado processo.
Formatos
Existem vários formatos de programas e que podem ser customizados às necessidades de cada empresa, pois o processo pode envolver diversas etapas. Afinal, o projeto será parte fundamental para apoiar o fim de uma jornada daqueles colaboradores. Sendo que, alguns deles poderão ainda ser realocados para outras áreas, transferidos, ou mesmo aqueles que podem se aposentar. Portanto, pensar e agir estrategicamente será de grande valia para todas as partes envolvidas.
Estas mudanças no quadro de pessoas, normalmente geram elementos de incertezas, tanto para os colaboradores, quanto para as empresas. Pois, sem uma comunicação cuidadosa e objetiva, ambos os lados podem levantar questões que, se não abordadas e sanadas, prejudicarão as relações.
Além disso, nestas fases, as adequações do quadro de pessoas estão sujeitas a turbulências de mercado e adequações dos profissionais para a era 4.0 e robótica. Por isso, tratar estas mudanças com profissionalismo e respeito, será a melhor maneira para preservar a integridade dos colaboradores e a imagem da empresa junto ao mercado. Inclusive, para ambas as partes, manter as portas abertas para futuras recontratações, sempre será indicado.
O formato ideal e os temas a serem abordados em um projeto de offboarding, serão customizados dentro de cada necessidade, podendo incluir um programa de P.D.I, (Programa Demissão Incentivada), entre outras ações de apoio aos colaboradores. Tais como: Curso de Empreendedorismo, Intraempreendedorismo, Plano de Ação, avaliações de Assessments – tais como o QEMP. Que servem para apoiar as pessoas que queiram empreender, entre outras.
Dentro do cenário acima, a empresa pode ainda ter profissionais que já estão aposentados ou em fase de aposentadoria. E para este público, o mais indicado será o Programa de PPA (Plano de Preparação para Aposentadoria).
Implantar um programa de offboarding bem estruturado, demostra o respeito que uma organização tem pelas pessoas. Afinal, ele é aplicável em momentos difíceis e situações inevitáveis. Portanto, minimizar os impactos destas mudanças, demonstra o quanto as organizações valorizam o capital humano.
Helena Ribeiro
Pós-Graduada em Gestão de Negócios; Bacharel em Administração; Formação em Executive Coach, analista DISC e mentora QEMP.
Empresária, Consultora, Palestrante, Coach e Escritora.
www.helenaribeiro.com
WhatsApp (19) 99117 7089