Como um Plano de Sucessão Organizacional nas empresas pode ser menos desgastante.
O planejamento e a preparação para a conscientização da Empresa é fundamental para que as organizações se mobilizem na discussão do tema e que seus líderes, com visão, trabalhem em cooperação com os consultores, no diagnóstico dos perfis de seus futuros sucessores com o objetivo de facilitar os procedimentos.
O processo de Plano de Sucessão Organizacional nas empresas é complexo e delicado e, em alguns casos desgastantes, mesmo quando planejado. Porém, é de suma importância para a sustentabilidade do negócio.
O foco não é só o futuro de cada profissional, e sim, o futuro da organização.
O Plano de Sucessão Organizacional é uma etapa importantíssima do Planejamento Estratégico de Recursos Humanos de curto, médio e longo prazo.
Objetivos
- Identificar e formar um “banco” de possíveis sucessores.
- Desenvolver um plano de ação para a transição de comando, visando decidir quais áreas estratégicas serão consideradas e que deverão ser ocupadas por meio de um programa de desenvolvimento das competências das lideranças com candidatos internos a sucessão vertical e horizontal, bem como seu Plano de T&D Estratégico.
- Garantir o sucesso de continuidade dos negócios, sem prejuízos e riscos, assegurando a sustentabilidade da Empresa aos seus colaboradores, ao mercado e stakeholders.
- Assegurar a transparência e a divulgação do processo de transição para garantir os resultados previstos e elaborados.
- Entre tantos outros benefícios tanto para a empresa, quando para os seus colaboradores.
ESCOPO DO PROCESSO
- Diagnosticar as necessidades para o Plano de Sucessão Organizacional;
- Analisar as Competências técnicas e comportamentais dos cargos de sucessão;
- Elaborar sistema de mapeamento das vagas identificadas;
- Mapear os profissionais talentos;
- Elaborar o Plano de Ação e P.D.I;
- Treinar as lideranças para junto com RH implementarem os processos com o menor perturbação e desgaste possível;
- Entre outros tantos outros detalhes e cuidados para a implantação do projeto, que será customizado especialmente para cada empresa. Afinal, cada organização possui uma Cultura e o Plano de Sucessão precisa estar muito bem alinhado aos valores da empresa.Entre em contato com a Razão Humana e agende uma reunião com um dos nossos consultores e saiba como nós podemos apoiar a sua empresa neste projeto.
Elaboração do Cronograma e Suas Fases do Plano de Sucessão Organizacional
A Razao Humana Consultoria por meio de sua equipe de consultores apresentará sua metodologia de trabalho. Trata-se de um projeto personalizado para o Plano de Sucessão Organizacional, que contêm várias fases de um processo sucessório em organizações, considerando as práticas de governança. Ressaltamos que cada Projeto de Sucessão possuiu características próprias e que serão consideradas durante a elaboração do mesmo.
EXEMPO DE ALGUMAS FASES
Fase 1: Reunião
Será somente com a equipe responsável pelo processo, para ajustes das fases do Plano de Sucessão Organizacional.
Fase 2: Identificação dos cargos que farão parte do Plano de Sucessão e os potenciais sucessores
As questões a serem respondidas pela direção e RH são necessárias para o levantamento da relevância e desdobramento das fases do processo sucessório, minimizando o impacto nos pares, nos subordinados, nas decisões estratégicas e, para o estabelecimento com sucesso do Plano de Sucessão.
Fase 3: Ferramentas
Cada potencial sucessor deverá preencher a ferramenta de perfil que será utilizada, de forma online.
Fase 4: Trabalho Pós-Work interno realizado pela Consultoria Razão Humana
Análise dos resultados das entrevistas, devolutivas da ferramenta de Assessment.
Fase 5: Elaboração do Plano de Ação para cada Sucessor e do Grupo
Serão mapeados todos os potenciais sucessores a partir da Descrição de Cargo, da Avaliação de Desempenho, das Competências, da análise da ferramenta aplicada e da Devolutiva.
Feita esta compilação de dados, elabora-se o Plano de Ação Individual e do Grupo.
Fase 6: Entrega do Plano de Ação
Reunião com a equipe responsável pelo processo para entrega do Plano de Ação que orientará na continuidade do Projeto de Sucessão, cronograma e sugestão do trabalho de consultoria que se julgar necessário.
Fase 7: Treinamento da liderança
Desmistificar junto à Liderança o que é preparar potenciais sucessores e quais são as responsabilidades de cada Líder. Portanto, planejamento e preparação da conscientização são fundamentais para que as organizações se mobilizem na discussão do tema e que seus líderes, com visão, trabalhem em cooperação com os consultores, no diagnóstico dos perfis de seus sucessores com o objetivo de facilitar os procedimentos.
Complemento: Cada projeto é customizado as necessidades de cada empresa e provavelmente será diferente do exemplo citado acima.
Agende uma reunião com um dos nossos consultores e conheça mais sobre a nossa metodologia.