Plano de Preparação para Aposentadoria no “novo normal”
Por Helena Ribeiro 06/2020
Profissionais com idade acima de 60 anos, neste momento de pandemia, são considerados grupo de maior risco e requerem uma atenção especial. Entre eles, muitos já estão aposentados pelo INSS, mas continuam trabalhando. Porém, com a pandemia e a retomada gradativa ao “novo normal”, os profissionais que possuem comorbidades, precisarão de mais cuidados, entre outros fatores.
Cenário
Desde do início do isolamento, em março de 2020, muitos destes profissionais foram afastados das suas funções. Excluindo os que passaram a trabalhar home office, todos passaram a viver momentos delicados. Para amenizar os diversos impactos, muitas ações foram tomadas, tais como: conceder férias vencidas, uso do banco de horas, apoio salarial parcial vindo do governo, suspensão de contratos, entre outras ações que foram e estão sendo praticadas pelas empresas ao longo destes 3 meses. Inclusive, continuarão sendo, enquanto houver riscos de contágios e/ou não existir uma vacina para o vírus do Covid-19.
Portanto, os riscos com a saúde continuam e, encontrar as melhores soluções são prioridades dos gestores de RH e Segurança do Trabalho. Afinal, preservar a saúde física e emocional continua sendo o maior desafio das empresas durante e pós pandemia. Isto sem contar o impacto da crise econômica, a necessidade de redução do quadro de pessoal para muitas empresas. Entre tantos fatores emergenciais que vêm sendo implementados.
Possibilidades
Acredito que muitos profissionais que já estão aposentados e que continuam trabalhando, também estejam revendo seus objetivos de vida. Talvez não queiram, ou até mesmo não possam voltar ao trabalho nos moldes de antes. Os que têm problemas de saúde, estão avaliando os riscos, os prós, os contras e, principalmente, a melhor solução para preservar a sua saúde. Para tanto, os que decidirem não voltar ao formato anterior, tentarão negociar a continuidade dos trabalhos em home office. E, não sendo possível, avaliarão outras possibilidades. Neste caso, a adesão em programas de PDI (plano de demissão incentivada), PDV (plano de demissão voluntária), entre outros; poderão surgir como solução.
Dentro das empresas, este assunto foi inserido no comitê de crise. Onde a implantação de um PPA (plano de preparação para a aposentaria) irá contribuir com um plano de ação de curto, médio e longo prazo de na gestão de pessoas. Afinal, mapear o público de risco, as faixas etárias, os cargos, possíveis sucessores, entre outras informações, serão de suma importância para o RH Estratégico no Mundo VUCA vs01.
Redução de Riscos e Ações Preventivas
A medicina ocupacional é lei, e as ações preventivas vão além das dependências da empresa, se estendendo também para quem continuar trabalhando home office. Outras ações de caráter preventivo da medicina na segurança do trabalho, serão de suma importância para preservar a saúde e evitar possíveis problemas trabalhistas. Afinal, com a Previdência Social tida como “falida”, o Governo tende a transferir todas estas responsabilidades e riscos para as empresas. Portanto, o comitê de risco deve envolver as áreas de RH, medicina do trabalho, jurídico, entre outras áreas de apoio, para que juntos possam encontrar as melhores soluções.
Pré-aposentadoria
Para as pessoas em fase de pré-aposentadoria, o PPA irá apoiar os colaboradores a realizarem um bom planejamento. Afinal, ter planos A, B e C, passaram a ser fundamental, pois a pandemia deixou o mundo com uma taxa alta de vulnerabilidade em várias áreas, em especial, na saúde. Portanto, o momento exige de seus líderes tomadas de decisões difíceis, em curto espaço de tempo, mas que são necessárias.
Enfim, implantar um programa de PPA, ou até mesmo um inevitável Offboarding, fará parte do processo de gestão de pessoas. Inclusive, contribuirá com o plano de preparação de futuros sucessores e também estimulará a prática de mentoria interna para transferências de conhecimentos entre as gerações.
Concluindo
Tanto o PPA quanto o PPF (Plano de Preparação para o Futuro), são programas que ajudam a disseminar a cultura do planejamento financeiro, plano de ação pessoal e profissional, entre outras ações fundamentais. Afinal, a vida continua independente da pandemia e novas fases virão.
Sobre Helena Ribeiro
HELENA RIBEIRO
Pós-graduada em Gestão de Negócios, bacharel em Administração, Analista DISC e Mentora QEMP.
Fundadora da Razão Humana, uma consultoria com 20 anos de mercado. Atua como consultora, palestrante, mentora, coach e escritora.
Especialista em programas de PPA, aplicando Workshops, palestras, mentoria e coach de PPA e Empreendedorismo Sênior.
Conheça mais sobre PPA no site https://www.razaohumana.com.br/ppa-programa-de-preparacao-para-aposentadoria/
Contatos:
(19) 9 9117 7089 WhatsApp
Instagram: helenarhoficial