Resgatando a Liderança Familiar – O Líder Espelho
Como a revolução da humanidade, vários modelos que serviam como referências foram sumindo. Também a falta de habilidades e competências dos seres humanos para lidar com a diversidade global e as diferenças das gerações Baby Boomers, X, Y e Z, vêm afetando negativamente a humanidade.
Portanto, defendo que a liderança e educação familiar deverão ser valorizadas e resgatadas. Afinal, elas estão ficando cada vez mais fragilizadas e seus reflexos estão visíveis em vários comportamentos e atitudes dos seres humanos. E se nada for feito, tenderão aumentar negativamente ao longo dos anos.
Portanto, os pais devem refletir sobre a importância de seus papéis e assumirem as responsabilidades dos ensinamentos familiares. Para que seus filhos somem os mesmos com os externos e se tornem seres humanos melhores.
Afinal, os pais podem ter também um papel decisivo na formação do perfil profissional e espírito empreendedor dos filhos. Seja ele para atuar em uma empresa ou administrar seu próprio negócio.
Todos têm potenciais, mas muitos precisam ser estimulados e exercitados para aflorar, desenvolver e aperfeiçoar. E a família – mais do que o sistema de ensino e a escola da vida – é a fonte primordial de incentivo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do ser humano. Principalmente até a independência pessoal, profissional e financeira.
Afinal, educar e formar um filho para que ele seja um profissional diferenciado, um ser humano líder e espelho ou um empreendedor de sucesso, é o sonho dos pais. Para alcançarem esta meta, a missão dos pais e dos filhos é desafiadora!
E dependem muito mais das atitudes dos pais, que têm muitas experiências de vida, do que dos filhos que na fase de formação querem mais curtir os momentos bons da vida.
“Meu pai tem a mente de homem e coração de menino. Conhece a si mesmo e seus filhos.”
Existem…
vários conceitos de profissionais competitivos, de estilos de lideranças, empreendedores, etc. Entre todos, o de liderar pelo exemplo, que a meu ver, é o mais eficaz.
Convido você a refletir sobre os ensinamentos familiares que recebeu e sobre o estilo de liderança que desenvolveu. Pois caso ele esteja fragilizado, mãos a obra e construa o seu modelo familiar! Afinal, para o ser humano que se considera um eterno aprendiz, nunca será tarde para aperfeiçoar o seu A.C.H.E. (Atitudes, Conhecimentos, Habilidades e tudo com muito Entusiasmo).
Aos meus grandes líderes e com muito amor, obrigada por tudo.